As fortes chuvas que atingiram a Grande BH na noite dessa quarta-feira (7/12) deixaram um rastro de destruição e mortes. Em Santa Luzia, um homem de 65 anos morreu após parte da residência onde morava desabar. Já em Vespasiano, uma adolescente de 17 anos perdeu a vida após o carro em que estava ser arrastado pelas águas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um morador foi soterrado após o muro colapsar e atingir parte da casa na Rua Valdivino de Oliveira, no Bairro Palmital, em Santa Luzia. O corpo do homem foi encontrado debaixo dos escombros. A vítima foi identificada como José Martins Teixeira.
Conforme a Defesa Civil do Estado, Santa Luzia recebeu, por volta de 19h, um volume aproximado de 70 milímetros (mm) de água em um período de uma hora, o que provocou o transbordamento do córrego que passa pelo Palmital. A força das águas colapsou o muro da residência.
No mesmo bairro, uma ponte foi interditada por conta dos pilares de sustentação.
Em Vespasiano, mais uma tragédia. Uma adolescente de 17 anos não sobreviveu após o carro em que estava com o namorado ser arrastado pelas águas no Bairro Angicos. O veículo passava sobre uma ponte.
O motorista conseguiu sair do automóvel e se agarrar a um bambuzal. O corpo da garota foi encontrado na manhã desta quinta-feira (8/12) às margens da MG-010 e encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML).
Balanço de chamados
Nas últimas 24 horas, os bombeiros atenderam 113 ocorrências relacionadas às chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
De acordo com o balanço divulgado na manhã de hoje pela corporação, foram 15 chamados referentes a desabamentos e 32 para socorrer pessoas em inundações.
Além desses, os militares foram acionados em 40 ocorrências de risco de queda de árvore. Em 26 vezes foram chamados para apoiar atendimentos prestados a outros órgãos estaduais, como a Defesa Civil.