Mais de cinco mil pessoas tiveram que sair de suas casas em decorrência das chuvas, em Minas Gerais. Em uma semana, o número de desalojados no estado subiu 16% - de 3.598, no dia 3 de dezembro, para 4.182, neste sábado (10/12).
Além disso, de acordo com o boletim diário da Defesa Civil de Minas, outras 1.094 pessoas precisaram ser direcionadas a abrigos públicos temporários em função de danos ou ameaças das chuvas às suas casas.
LEIA - BH tem noite de chuva neste sábado (10/12); confira a situação de cada região
O número de cidades em situação de emergência em decorrência do período chuvoso também aumentou nos últimos sete dias. Conforme o levantamento do Governo de Minas, 80 cidades estão em alerta pela Defesa Civil.
Este ano, quatro pessoas morreram vítimas das chuvas no estado. Os óbitos aconteceram em Santa Luzia e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; Piraúba, na Zona da Mata; e Bom Jesus do Galho, no Vale do Rio Doce.
Alertas
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 810 municípios mineiros estão em perigo ou perigo potencial por causa das chuvas intensas.
O aviso é válido até10h deste domingo (11/12) e prevê precipitação de até 60 mm/h, além de ventos intensos, risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.