(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REESTRUTURAÇÃO

Faculdade Izabela Hendrix fecha as portas em Belo Horizonte

Unidade da Rua da Bahia, próxima à Praça da Liberdade, é a maior da rede de ensino. Por lá circulam cerca de seis mil pessoas todos os dias


13/12/2022 12:35 - atualizado 13/12/2022 22:22

Fachada do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Instituição diz que a interrupção das atividades acadêmicas acontece em 'razão da necessária reestruturação da Educação Metodista' (foto: Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix/Divulgação)
O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix anunciou à comunidade acadêmica o fechamento do câmpus situado na Rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, em 2023. A instituição firmou parceria com a universidade Newton Paiva, que receberá todos os alunos da graduação.
 
A instituição da rede particular de ensino diz que a interrupção das atividades acadêmicas acontece em “razão da necessária reestruturação da Educação Metodista”. 
 
“Sabemos que processos de mudança são complexos, mas temos certeza de que estamos dando um passo certeiro na opção de parceria que fizemos. A Newton é uma sólida instituição de ensino superior, com mais de 50 anos, reconhecida pela estrutura, atendimento humanizado e qualidade acadêmica”, destaca trecho do comunicado. 
 
A unidade da Rua da Bahia é a maior da rede de ensino. Por lá circulam cerca de seis mil pessoas diariamente. Tombado pelo patrimônio histórico e cultural, o câmpus abriga o Teatro Izabela Hendrix e os traços modernistas da Capela Verda Farrar. 
 
Além da unidade na Praça da Liberdade, que será fechada, o Centro Universitário Izabela Hendrix conta com mais duas instalações físicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o câmpus Vila da Serra, em Nova Lima, e o câmpus Fazendinha, em Sabará. Além de Minas Gerais, a rede tem polos e unidades em 16 estados.
 

Unidade fechada em 2020

 
Em setembro de 2020, o Colégio Metodista Izabela Hendrix, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, também fechou as portas. À época, a instituição informou que “nos últimos anos” houve desafios financeiros intensos, comprometendo a sustentabilidade do colégio.
 
Mudança em gestão, enxugamento de quadro administrativo e a redução no valor das mensalidades não foram suficientes para driblar a crise financeira engendrada há quase duas décadas, explicou a rede de ensino na ocasião. 
 

Nota oficial

 
Na noite desta terça-feira (13/12), o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix publicou uma nota de esclarecimento em seu site. Leia o comunicado na íntegra: 
 
"O Grupo da Educação Metodista teve seu plano de recuperação judicial homologado recentemente e, para fazer frente aos compromissos assumidos, faz-se necessário rever as atividades de instituições que estejam deficitárias e disponibilizar imóveis para serem vendidos, de forma a conseguir os recursos necessários.
 
O Izabela Hendrix tem um histórico de quase duas décadas com déficits econômico-financeiros sucessivos, o que levou a essa necessidade de concentrar suas atividades no campus Nova Lima e ali retomar os trabalhos, aproveitando que é um local em pleno funcionamento da Instituição.
 
Mais detalhamentos sobre o plano de recuperação judicial podem ser encontrados no site do Administrador Judicial.
 
Quando foi dado início a esse processo de recuperação, no início de 2021, eram 14 escolas de educação básica e seis instituições de ensino superior que faziam parte do Grupo.
 
- Quantos alunos serão transferidos?
 
Esse é um dado sigiloso, mas podemos adiantar que menos de 1.000 alunos mantém ainda seus vínculos com o Izabela Hendrix, entre estudantes regulares e com trancamento de curso.
 
- Como ficam as unidades de Nova Lima e Sabará?
 
A unidade de Sabará foi objeto de uma desapropriação por parte da Prefeitura de Belo Horizonte (MG), em 2021, e ali está em fase de instalação uma bela escola pública voltada à Educação Infantil e Ensino Fundamental. O Izabela Hendrix passa a funcionar exclusivamente em seu campus de Nova Lima (MG).
 
- O Ministério da Educação (MEC) foi notificado?
 
Todos os trâmites legais foram e serão seguidos junto aos órgãos intervenientes dentro dos prazos determinados pela regulação. Vale destacar que o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix continua a existir e retomará suas atividades no campus de Nova Lima (MG) da Instituição.
 
O Instituto Metodista Izabela Hendrix quer agradecer à comunidade de Belo Horizonte, Minas Gerais e de todo o Brasil. E mantém como legado as dezenas de milhares de alunos/as que estudaram no Colégio Metodista Izabela Hendrix ou no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, ao longo de 118 anos de história. Bem como homenagear as famílias alcançadas, os/as professores/as, gestores/as e funcionários/as técnico-administrativos/as que ajudam a transformar a realidade brasileira e em muitos países, tanto enquanto profissionais como em incontáveis ações sociais e comunitárias na busca do Bem Comum. Temos confiança que esse novo momento, exclusivamente no Campus Nova Lima, se revele também profícuo."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)