A situação de emergência por causa do período chuvoso já foi decretada em 83 municípios de Minas Gerais, segundo informação da Defesa Civil estadual, divulgada na manhã desta quarta-feira (14/12). O estado também já registrou sete mortes em decorrência das chuvas.
Conforme o boletim de ontem, 80 cidades mineiras já haviam declarado situação de emergência. Nas últimas 24 horas, outros três municípios passaram a integrar a lista.
Em Engenheiro Navarro, no Norte, houve tempestade local, chuvas intensas e convectivas. O mesmo ocorreu em Rio Vermelho, na Zona da Mata. Por fim, em Coluna, no Vale do Rio Doce, houve inundação.
O documento divulgado hoje informou que 1.101 mineiros estão desabrigados — pessoas que necessitam de abrigo público — e 4.311 estão desalojados — que precisaram se deslocar para a casa de familiares ou amigos. Ao todo, sete pessoas morreram por causa das chuvas.
Na última quarta-feira (7/12), o número de cidades em situação de emergência subiu 77% em apenas um dia, passando de 45 para 80.