Com as fortes chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil de Belo Horizonte colocou as regiões do Barreiro e Oeste sob alerta de risco geológico até quarta-feira (21/12). As duas regiões enfrentam risco de quedas de muros, desabamentos e deslizamentos.
Na última quinta-feira (15/12), seis das nove regionais de BH estavam sob forte risco geológico, condição determinada quando chove ao menos 70 milímetros em um período mínimo de 72h. Agora apenas a região do Barreiro permanece em alerta, enquanto na região Oeste o risco é moderado.
O órgão alerta, ainda, para o alto grau de saturação do solo, que é quando todos os seus poros estão preenchidos de água.
Veja sinais que indicam chance de deslizamentos:
- Trinca nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperrando
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco
- Inclinação de poste ou árvores
- Muros e paredes estufados
- Estalos
A Defesa Civil recomenda que os moradores saiam imediatamente do imóvel diante de qualquer destes sinais e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, acionar também o Corpo de Bombeiros Militar (193).
O órgão também pede que a população coloque calha em seus telhados, conserte vazamento em caixas d'água, não acumule lixo em encostas, não despeje esgoto em barrancos e nem faça queimadas.
Alerta
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.