Jornal Estado de Minas

CHUVAS MAIS INTENSAS

Secretário nacional da Defesa Civil coloca Grande BH em alerta para chuvas

As fortes chuvas que atingem Minas Gerais nos últimos dias devem ficar ainda mais intensas nesta terça-feira (20/12) e na quarta (21/12). O cenário mais crítico no período é previsto para os 34 municípios que integram a Grande BH. O alerta foi divulgado pelo Coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Defesa Civil. 




 
“Estamos prevendo chuvas muito fortes em Minas, principalmente para a Região Metropolitana de Belo Horizonte”, pontua o secretário durante visita ao estado na tarde de hoje. 
 
“É preciso que todas as pessoas adotem medidas de autoproteção e proteção comunitária para proteger a vida e os bens. Àqueles que moram em área de deslizamento e inundação, recomenda-se ir para a casa de parentes”, avalia. 

Em toda a Grande BH, a previsão, ainda conforme o secretário, é de que o volume de chuvas chegue a 100mm nesta terça-feira. 

 
As chuvas não têm dado trégua nos últimos dias e em algumas regiões da capital mineira, o acumulado em dezembro ultrapassou 60% da média climatológica do mês, que é de 339,1mm. A região Leste assume a liderança dessa lista, com 64,8% de toda a chuva esperada para o mês nos 12 primeiros dias de dezembro.
 
Logo, para os próximos dias, a Defesa Civil reservou 75 agentes para atuar durante 24 horas nesse período mais crítico. 
 
A Guarda Municipal também mantém reforço no efetivo. São 62 viaturas e 124 agentes com o objetivo de realizar o bloqueio de vias, caso necessário, e o monitoramento visual das áreas de inundação, conforme informado pelo Executivo municipal. 




 

Confira as recomendações da PBH: 

 
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;  
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199). 
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil e saia de casa. Só retorne após vistoria da PBH.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.