A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de pancadas de chuvas fortes, com volume de 80 a 100 milímetros, até às 8h de quarta-feira (21/12). As precipitações podem ocorrer a qualquer hora do dia.
Esta terça-feira (20/12) amanheceu chuvosa na capital mineira e, ainda segundo o órgão, a previsão meteorológica de hoje indica um acúmulo dos índices pluviais. Estão previstos temporais de até 200 mm, considerando o período entre sexta (16/12) e a próxima quinta (22/12).
Diante do risco, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou uma operação preventiva e emergencial em conjunto com vários órgãos de administração pública para garantir a segurança dos moradores da capital.
Veja o balanço do volume acumulado de chuvas nas últimas sete horas:
- Barreiro: 13,4 mm
- Centro Sul: 20,6 mm
- Leste: 35,6 mm
- Nordeste: 36,8 mm
- Noroeste: 18 mm
- Norte: 39 mm
- Oeste: 20,2 mm
- Pampulha: 30 mm
- Venda Nova: 43,2 mm
Recomendações durante a chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.