A Defesa Civil de Belo Horizonte informou nesta terça-feira (20/12) que recebeu 101 chamados em quatro dias devido às fortes chuvas que atingem a capital mineira. Conforme o órgão, as solicitações vieram de moradores, em maior parte, das regionais Noroeste, Venda Nova e Leste, onde imóveis particulares foram vistoriados.
Trincas, infiltrações e deslizamento de encostas estão entre os problemas mais relatados pelos belo-horizontinos que acionaram a Defesa Civil pelo número 199. Veja detalhamento completo no fim da matéria.
Além da capital, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 770 cidades mineiras sob o risco de chuvas intensas. O comunicado é válido até as 10h30 desta quarta-feira (21/12). Há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Confira aqui a lista de cidades.
Apesar do alerta do Inmet, os 34 municípios que integram a Região Metropolitana de Belo Horizonte devem enfrentar o cenário mais crítico até esta quarta-feira. Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, as chuvas serão mais intensas nessas cidades.
Ocorrências atendidas pela Defesa Civil em BH:
Abatimento de piso – 2
Alagamento – 2
Danificação ou destruição de edificações – 1
Desabamento de muro – 5
Deslizamento de encosta – 10
Destelhamento – 1
Erosão – 9
Escorregamentos ou deslizamento – 2
Infiltração – 7
Trincas – 10
Trincas e infiltrações – 20
Trincas e rachaduras em muro – 5
Risco de danificação ou destruição de habitações – 6
Risco de desabamento de muro – 6
Risco de deslizamento de encosta – 4
Risco ou ameaça de escorregamentos e deslizamentos – 11