O tradicional doce de leite Guaxupé, que estava longe do mercado há 26 anos, volta agora a frequentar o cardápio de sobremesas do público consumidor. Além de retomar sua venda em pontos físicos, o produto também ganha as prateleiras virtuais, já que está sendo comercializado na internet a partir desta terça-feira (20/12).
Lançado pela primeira vez em 1965, o doce teve a fábrica fechada em 1996. Mas, a partir de outubro deste ano de 2022, o publicitário Julio Cezar Ferreira, 70, retomou a marca, que pertencia a um cunhado, e relançou a iguaria com a mesma receita que a havia consagrado.
O nome vem da cidade onde a sobremesa surgiu, Guaxupé, município quase na divisa com São Paulo. Julio Cezar nasceu na cidade e passou por outros caminhos antes de voltar ao município natal e reativar a fábrica. Ele tem no currículo mais de quatro décadas de atuação no mercado publicitário, em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Depois dessa trajetória, decidiu voltar a Guaxupé e relançar o doce de leite.
"Eu sou de Guaxupé e estou praticamente aposentado do mercado publicitário, quis voltar para minha terra. E o doce pertencia a pessoas da família, então as circunstâncias se somaram", disse.
Guaxupé é um ‘estado de espírito’
O empresário defende que o município não é apenas uma cidade, mas um "estado de espírito". Isso porque é repleto de curiosidades e atrativos. A Festa das Orquídeas mobiliza a cidade em torno dessas e de outras plantas raras. Há também a colônia sírio-libanesa, que imprime sua cultura no município, produzindo o queijo chancliche, patrimônio imaterial da cidade, e praticando sua fé em templos ortodoxos.
O turismo religioso de matriz católica também é forte, graças à Diocese de Guaxupé e à Catedral Nossa Senhora das Dores, uma das maiores do país. E também tem o Carnaval da cidade, de que Julio Cezar já fez parte, à frente da Escola de Samba Bicancas.
Planos de expansão
Produzido em parceria com uma fábrica na pequena Juréia, distrito de Monte Belo, município vizinho, o doce de leite é comercializado na região e é disponibilizado em cerca de 50 pontos de venda.
Ainda no começo da nova fábrica - são apenas dois meses de volta ao mercado -, Julio Cezar mantém o foco na expansão para o mercado do Rio, São Paulo e outras regiões de Minas. Também quer ampliar o e-commerce e iniciar futuras exportações.
"Na cidade, existe a Cooxupé, a maior cooperativa de cafeicultores do Brasil. Se a Cooxupé fosse um país, seria o quarto maior exportador de café do mundo. Conheço pessoas que integram a cooperativa e pretendo aproveitar o know-how deles para inserir meu doce no circuito", explicou Julio Cezar.
Outras informações sobre o famoso doce de leite Guaxupé podem ser encontradas aqui