Jornal Estado de Minas

COVID-19

COVID: vacinação de crianças a partir de 2 anos e 10 meses tem alta procura

Os postos de saúde de Belo Horizonte tiveram movimento, na manhã desta quarta-feira (21/12), após a prefeitura convocar crianças a partir de 2 anos e 10 meses para vacinar contra COVID-19. No Centro de Saúde Santa Rita de Cássia, no Bairro São Pedro, na região Centro-Sul da capital, pais, com seus filhos, aguardavam na fila para serem atendidos.





A nutricionista Sara Prates, de 34 anos, contou que hoje o tempo de espera na unidade estava maior. No mês passado, ela já tinha ido ao posto de saúde com a filha, Maria Prates, de 3 anos, para que a criança tomasse a primeira dose. “Demorou bastante, tinha muitos pais na fila e o horário da manhã costuma encher mais”, afirmou. 

Segundo ela, assim que passou o prazo dos 28 dias para tomar a outra dose do imunizante, aproveitou para levar a menina. “Isso preserva não só a saúde dela e da nossa família, mas também impacta coletivamente”, completou.

A nutricionista Sara Prates, de 34 anos, levou a filha Maria, de 3 anos, para receber a segunda dose do imunizante (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A dona de casa Mônica Sena dos Santos, de 32 anos, também esteve no posto com a filha Hadassa dos Santos, de 2 anos e 7 meses, para que ela recebesse o imunizante. Como a criança tem comorbidade e, por isso, já foi convocada, ela conseguiu ser atendida sem maiores problemas. “Acho muito importante esse movimento dos pais, ainda mais com o aumento de casos da doença”, disse. 




 
Mônica Sena conseguiu vacinar a filha Hadassa, de 2 anos e 7 meses, porque a criança tem comorbidade (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 
  
A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que para evitar perda de doses, concentrou a aplicação do imunizante para o púbico infantil em um Centro de Saúde em cada regional da capital mineira. 
Além disso, a PBH orienta que os públicos convocados compareçam aos locais de vacinação assim que forem chamados. Caso alguma pessoa tenha perdido a data, basta ir até uma unidade que ofereça a vacina.

Confira os endereços:

  1. Barreiro- Centro de Saúde Barreiro de Cima: Pç. Modestino Sales Barbosa, 100, Flávio Marques Lisboa
  2. Centro-Sul- Centro de Saúde Santa Rita de Cássia: Rua Cristina, 961, São Pedro
  3. Leste- Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes: Avenida Petrolina, 869/871, Sagrada Família
  4. Nordeste- Centro de Saúde Cidade Ozanan: Rua Doutor Furtado de Menezes, 610, Ipiranga
  5. Noroeste- Centro de Saúde Carlos Prates: Rua Riachuelo, 35, Carlos Prates
  6. Norte- Centro de Saúde Guarani: Rua Pacaembú, 160, Guarani
  7. Oeste- Centro de Saúde Betânia: Rua Canoas, 678, Betânia
  8. Pampulha- Centro de Saúde Dom Orione: Av. Otacílio Negrão de Lima, 2.220, São Luiz
  9. Venda Nova- Centro de Saúde Paraúna: Rua João Ferreira da Silva, 248, Mantiqueira

Vacinação infantil

Com a nova convocação da PBH, podem se vacinar crianças a partir de 2 anos e 10 meses. Além disso, pequenos de 6 meses a 2 anos que tiverem alguma comorbidade estão autorizados a receber o imunizante. 





A vacinação também está disponível para crianças de 3 a 11 anos, com ou sem comorbidades. Para receber a aplicação, os pequenos devem apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Além disso, não podem ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.