A greve dos aeronautas afeta diariamente, desde segunda-feira, (19/12) os aeroportos de Confins (Grande BH), Congonhas (São Paulo-SP), Guarulhos (SP); Galeão e Santos Dumont (ambos no Rio de Janeiro-RJ); Viracopos, em Campinas (SP); e nos aeroportos de Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).
Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a escolha foi feita em assembleia geral levando em conta a movimentação de passageiros e os locais onde há base operacional das companhias aéreas.
Leia Mais
Greve de aeronautas se aproxima de viagens de Natal com atrasos em voosGreve dos aeronautas vai continuar até avanço nas negociaçõesGreve de aeronautas pode gerar efeito cascata em Confins
Do total de votantes, 5.884 pessoas, 59,25% votaram a favor da continuidade do movimento e 40,02% contra. Também houve 0,73% de abstenções.
Ainda de acordo com o SNA, a greve vai manter o mesmo molde dos últimos dias devido a decisão do TST da obrigatoriedade de manter as atividades de 90% dos comissários e pilotos durante a paralisação.
Reinvidicações
Desde a última segunda-feira (19/12), pilotos e comissários de bordo reivindicam um aumento salarial conforme o Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC) e um ganho real acima da inflação, de 5%. Além disso, os trabalhadores cobram direitos para estabelecer horários de veto na alteração de folgas.
Em Confins
Às vésperas de Natal, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Região Metropolitana da Capital, teve atrasos e cancelamentos de voos na manhã de hoje.
Para quem embarcou nas primeiras horas da manhã, o atraso foi de até 50 minutos, mas quem teve que embarcar depois, os atrasos chegaram a quase três horas de espera. O painel da Infraero mostrava às 8h atrasos em ao menos oito voos.