A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que a vacinação na capital segue funcionamento normal durante a última semana do ano. Todas as nove regionais da cidade contam com centros de saúde para a aplicação dos imunizantes.
Para a vacinação contra a covid-19, os salas de atendimento e aplicação da vacina funcionarão de segunda até sexta-feira, como vem acontecendo rotineiramente. Estão convocados para a primeira e segunda dose, pessoas de 12 a 17 anos e 18 anos ou mais.
Para as doses de reforço foram convocados adolescentes 12 a 17 anos, grávidas e puéperas a partir dos 12 anos, pessoas com 18 anos ou mais. Também foram chamadas as pessoas que iniciaram o esquema vacinal com o imunizante da Janssen.
Para esses casos, o Ministério da Saúde determinou os seguintes prazos:
Pessoas acima de 40 anos:
- 1ª dose do reforço – 2 meses após a dose única;
- 2ª dose do reforço – 4 meses após a 1ª dose de reforço;
- 3ª dose do reforço – 4 meses após a 2ª dose de reforço;
Pessoas com idade entre 18 e 39 anos
- 1ª dose de reforço – 2 meses após dose única;
- 2ª dose de reforço – 4 meses após a 1ª dose de reforço;
A quarta dose dos imunizantes está disponível para os trabalhadores da Saúde de 18 anos ou mais e também será aplicada na população em geral com 40 anos ou mais.
Para pessoas com alto grau de imunossupressão, a 4ª dose está sendo aplicada em pessoas de 12 a 17 anos, enquanto que a 5ª dose é destinada para as pessoas com 18 anos ou mais.
No caso das crianças, a vacinação atinge as seguintes faixas etárias:
- Crianças de 2 anos e 10 meses e de 2 anos e 11 meses, sem comorbidades;
- Crianças de seis meses a 2 anos, com comorbidades;
- Crianças de 3 a 4 anos, com e sem imunossupressão;
- Crianças de 5 a 11 anos, com e sem comorbidades;
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que não apenas a vacina contra a covid-19 está disponível, mas outros imunizantes podem ser encontrados para a aplicação. Os horários e endereços dos Centros de Saúde podem ser consultados no site da Prefeitura de Belo Horizonte.