(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FENÔMENO

João Pinheiro teve mais de 300 mil raios em 2022, liderando ranking em MG

Paracatu e Uberaba também registraram um alto número de raios, com 200 mil e 180 mil


27/12/2022 16:50 - atualizado 27/12/2022 17:56

Foto meramente ilustrativa de raios cortando o céu à noite
Minas Gerais registrou 3,5 milhões de raios em 2021 (foto: Rerpdução/Píxabay)
A cidade de João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais, registrou mais de 300 mil raios em 2022, sendo o município mineiro com o maior número de incidências no ano, informou o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
 
Paracatu, também no Noroeste, e Uberaba, no triângulo Mineiro, também registraram um alto número de raios, com 200 mil e 180 mil, respectivamente.
 
Esse fenômeno natural é comum durante o verão. Se acordo com Inpe, neste período de chuvas, é comum que ocorram descargas elétricas que, além de danificarem aparelhos eletrônicos ligados às tomadas, também podem causar acidentes com as pessoas. 

Ainda segundo o instituto, o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. Minas Gerais figura entre os estados com maior número de ocorrências, perdendo apenas para o Amazonas e o Pará. 
 
Em Minas, mais de 3,5 milhões de raios foram registrados em 2021, informou o instituto. Os especialistas recomendam cuidados neste período chuvoso.
 
De acordo com o Centro de Meteorologia da Cemig, as regiões do estado mais atingidas – como Sul de Minas, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte – estão sob o efeito de fenômenos meteorológicos como frentes frias e linhas de instabilidades. 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)