
De acordo com o órgão, a temperatura mínima foi de 19°C no início do dia, a máxima estimada é de 27 °C e a umidade relativa mínima do ar gira em torno de 60% à tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas de até 50 milímetros e ventos intensos (40 a 60 km/h).
No mês de dezembro, apenas a Regional Barreiro ainda não atingiu a média histórica de volume de chuvas, de 339,1 milímetros (mm), chegando a 318,4 (94%), de acordo com a Defesa Civil de BH.

Atenção redobrada
Em Minas Gerais, o Inmet mantém alerta de chuvas em 703 municípios de Minas Gerais, abrangendo 82% do estado.
Há perigo de tempestades para 241 municípios mineiros das regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Central Mineira e Zona da Mata.
O risco é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até de 50 de a 100 mm por dia e ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet lançou alerta potencial de chuvas intensas para 447 municípios de Minas Gerais, nas regiões Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Sul/Sudoeste de Minas, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Noroeste de Minas, Norte de Minas e Jequitinhonha.
Há risco potencial de tempestades com possibilidade de formação de granizo no pontal do Triângulo Mineiro, abrangendo 15 municípios, segundo o Inmet.