Uma operação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no KM 121 da BR-262, na tarde dessa quarta-feira (28/12) em Rio Casca, na Zona da Mata, levou à apreensão de 72 comprimidos de anfetamina nobésio extra forte, popularmente conhecida como “rebite”.
A droga foi encontrada durante a abordagem de um caminhão bitrem com placas da Bahia. Ao realizarem o procedimento padrão de vistoria dos equipamentos de segurança obrigatórios, os policiais localizaram a substância escondida dentro de um frasco de balas na cabine do veículo.
A substância encontrada age no sistema nervoso central do usuário com o objetivo de prolongar um estado de alerta e auxiliar o motorista a dirigir por várias horas sem parar, já que o efeito pode durar de 4 a 12 horas no corpo, porém muitos ignoram os problemas do uso excessivo.
Fazer uso do rebite pode causar efeitos como dor de cabeça, confusão, visão desfocada, gastrite, dentre outros. O consumo vicioso ainda pode provocar quadros depressivos e paranóias.
Segundo a PRF, o caminhoneiro assumiu a propriedade da droga e assinou um termo de compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal em Rio Casca.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Diogo Finelli