Morreu nesta sexta-feira (30/12) o idoso de 63 anos que teve 80% do corpo queimado na explosão ocorrida em uma fábrica de salgados em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Ele foi socorrido em estado grave com queimaduras na cabeça, rosto, vias aéreas, tórax, abdômen, coxas.
Ele estava internado no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em Divinópolis, porém, devido às complicações, não resistiu aos ferimentos.
A explosão ocorreu nessa quinta-feira (29/12) devido ao vazamento de gás de três botijões de cozinha usados para produzir salgados. A vítima, que era dona do local e vendia de porta a porta, estava sozinha no cômodo que fica acoplado a uma casa na rua Minas Gerais, no centro da cidade.
O Corpo de Bombeiros identificou duas válvulas rompidas e em chamas e o terceiro botijão estava danificado. Nenhum dos vasilhames de GLP categoria P13 (botijão de cozinha) rompeu ou explodiu. A explosão foi causada pelo vazamento do gás.
Socorro
Quando a equipe do Corpo de Bombeiros chegou no local, a vítima já havia sido retirada por um soldado da Polícia Militar com a ajuda de um vizinho.
Enquanto parte dos profissionais realizava atendimento inicial do idoso até a chegada da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os demais militares faziam o combate as chamas.
O cômodo anexo a casa de aproximadamente 5m², era usado como cozinha para fabricação dos salgados. Todos os utensílios, móveis e eletrodomésticos do local foram danificados pelo fogo.
A perícia da Polícia Civil foi acionda e irá avaliar os danos e apontar a causa e natureza do vazamento. Os vasilhames foram recolhidos por uma empresa autorizada.
*Amanda Quintiliano especial para o EM