Jornal Estado de Minas

TEMPESTADES E RISCOS

BH tem previsão de chuva intensa; 541 municípios estão em alerta

Com o estado inteiro tendo chuvas previstas, nesta terça-feira (03/01) e quarta-feira (04/01), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas de riscos meteorológicos, abrangendo 541 (63,4%) municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte.





Na capital mineira o risco é associado a chuvas intensas. A previsão meteorológica indica que a terça-feira será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva moderadas a fortes, raios e rajadas de vento. A temperatura mínima foi 17 °C, a máxima estimada é 28 °C e a umidade relativa mínima do ar de 60%, segundo a defesa civil municipal.

O alerta mais grave é o de perigo por chuvas intensas e que traz risco para 71 municípios de Minas Gerais, nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Minas, Sudoeste de Minas e Oeste de Minas.

Nesses locais pode se chegar a chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros em um dia, com ventos intensos (60 a 100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o Inmet.





Em caso de rajadas de vento o instituto recomenda que a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. "Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)", recomenda o instituto.

A maior área de alerta é de risco potencial de chuvas intensas, somando alertas para 469 municípios em Minas Gerais. A chuva pode variar de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40 a 60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta compreende o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Sul de Minas, Sudoeste de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Mucuri, Oeste de Minas, Noroeste de Minas e Jequitinhonha.