A Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta quinta-feira (5/1) que o estado vai entrar no momento mais delicado do período chuvoso.
Segundo o gabinete, nas próximas 48 horas o volume de água pode atingir até 150 milímetros em algumas regiões, como parte da Zona da Mata, Leste, Noroeste e Oeste.
A orientação é para que as pessoas evitem trafegar em áreas de risco, seja a pé ou dentro de veículos, em razão da força que as chuvas podem exercer.
Leia Mais
CPI da BHTrans: Cade encontra indícios de cartel, mas arquiva processoDefesa Civil faz alerta para risco geológico no BarreiroMinas tem 124 cidades em situação de emergência devido às chuvasDefesa Civil reforça monitoramento de barragem em Pará de MinasO risco geológico que acarreta em desabamentos e deslizamentos de encostas no estado também é uma preocupação devido ao encharcamento do solo.
Em alguns locais, a instabilidade pode causar sérios danos a residências, reforçando a necessidade de atenção dos moradores aos sinais de colapso como:
Em alguns locais, a instabilidade pode causar sérios danos a residências, reforçando a necessidade de atenção dos moradores aos sinais de colapso como:
- Rachaduras e frestas em muros;
- Estufamento e frestas em piso;
- Janelas e portas com dificuldade de fechamento
- Árvores e postes com inclinação a normal;
O recomendável é que, ao notarem os sinais, os moradores saiam imediatamente das residências e busquem abrigo em casas de parentes e amigos, além de acionar a Defesa (199), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda
Balanço do Período Chuvoso
A atualização do boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) desta quinta-feira (5/1) informa que Minas Gerais tem 7.520 pessoas desalojadas, ou seja, pessoas que deixaram seus domicílios e se deslocaram para a casa de parentes ou amigos devido às chuvas. Até o momento, as chuvas deixaram 14 mortos.
O número de desabrigados - pessoas que precisam de abrigo público como habitação temporária - chega a 1.628. O balanço faz registros desde o dia 21 de setembro de 2022.
Ao todo, os temporais já deixaram 125 municípios mineiros em situação de emergência. A cidade de Jaguaraçu, no Vale do Rio Doce, foi a última a entrar na lista nessa quarta-feira (4/1).
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda