(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BELO HORIZONTE

Folia de Reis encerra Natal Mineiridades na Praça da Liberdade

Decoração de Natal da Praça da Liberdade recebeu mais de 500 mil pessoas desde 2 de dezembro. Nesta sexta-feira (6/1) foi realizado evento de Folia de Reis


06/01/2023 22:46 - atualizado 06/01/2023 23:47

Grupo de congado se apresenta na Praça da Liberdade
Liderados por Maurício Tizumba, grupos de congado realizaram apresentações da Folia de Reis na Praça da Liberdade (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

A Folia de Reis marcou o fim do fim do festival Luzes da Liberdade, que decorou a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, com luzes e objetos em homenagem à cultura de diversos locais de Minas Gerais. O evento foi realizado nesta sexta-feira (6/1) em comemoração do Dia de Reis.

O instrumentista Maurício Tizumba se apresentou em frente ao edifício do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) junto de convidados como a Folia de Reis de São Sebastião de Vespasiano, a Caravana de Santos Reis e a União de Amigos. A manifestação cultural usa música, danças e folclore para representar a jornada dos três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar -, que presentearam o menino Jesus com ouro, incenso e mirra.

 

Leia mais: Famílias curtem virada do ano na Praça da Liberdade, em BH 

 

Morador do bairro Funcionários, no Centro-Sul de BH, Henrique Lisboa foi ao local acompanhado da família. "Meu pai indicou. Ele queria mostrar a tradição para as crianças", afirmou.

 

 

O cortejo liderado por Tizumba percorreu a praça acompanhado de perto por uma multidão. Ao chegarem ao Palácio da Liberdade, os congadeiros e presentes foram recebidos por um presépio vivo e pelo grupo de teatro Dez Pras Oito, de Congonhas, a 75 quilômetros de BH.

"Conhecia a Folia de Reis de nome, mas nunca tinha ido. Fiquei feliz com a quantidade de gente", comentou Henrique.

Natal Mineiridades


A decoração de Natal da Praça da Liberdade recebeu mais de 500 mil pessoas desde a inauguração no dia 2 de dezembro. As luzes que iluminam um dos principais pontos turísticos da capital mineira fazem referência a elementos da cultura dos mais diversos cantos do estado, como queijo, cachaça, café e festas tradicionais.

 

Leia mais: Natal com jeitinho mineiro

 

Outras ações e comemorações também foram realizadas em diversas cidades de Minas, buscando estabelecer mais uma ligação entre o interior do estado e a capital.


Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, "celebrar o Natal com essas cidades tem um significado muito importante, que é o de fomentar o turismo, gerar emprego e renda e tornar Minas Gerais uma referência de Natal para todo o país”.

Folias de Minas


As Folias de Minas foram registradas como patrimônio cultural de Minas Gerais pelo Iepha em 6 de janeiro de 2017. As festividades são manifestações culturais-religiosas oriundas da Península Ibérica e que se popularizaram em Minas e no Brasil ao longo dos anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)