Quedas de barreiras trazendo lentidão e tráfego em regime de pare e siga são desafios que os motoristas que trafegam pelas rodovias mineiras podem esperar com a intensificação e constância das chuvas de janeiro. Já são 82 interdições parciais e 10 bloqueios totais nas estradas (confira a lista abaixo), em vias importantes como a BR-356 e MG-010.
Um dos destinos mais procurados nas férias de início de ano, a rota às cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, pela BR-356, apresenta várias quedas de barreiras entre as curvas que serpenteiam as montanhas. Várias encostas ameaçam deslizar sobre a estrada.
A via apresenta dois trechos de interdição parcial, todos em Ouro Preto. Um deles, no KM88, onde as chuvas lavaram o terreno e provocaram afundamento de pista demarcado e com estreitamento de passagem.
Na manhã de sábado (07/01), uma encosta deslizou após o trevo das rodovias BR-040 e BR-356 para as cidades históricas, perto do posto da Polícia Militar Rodoviária. As pedras e terra engoliram totalmente a pista de sentido Belo Horizonte. A Polícia Militar Rodoviária sinalizou o trecho que está em regime de pare e siga com formação de longo engarrafamento.
A rodovia MG-010 é a estrada em Minas Gerais com mais percalços para os motoristas, segundo mapeamento com informações das polícias Militar Rodoviária e Rodoviária Federal.
São cinco pontos de bloqueios parciais na Rodovia MG-010, após a Serra do Cipó. Dois deles são em Conceição do Mato Dentro, após o trevo de Morro do Pilar. No KM136 a queda de uma barreira deixou a estrada em meia pista. Dois quilômetros adiante, no KM138, parte da pista desmoronou e a via se estreita nesse ponto, com sinalização no local.
Já em Alvorada de Minas há outros dois trechos em que deslizamentos de encostas bloquearam parte da rodovia, na altura do KM195, e do KM198, próximo a Itapanhoacanga. Já no Serro, uma barreira toma meia pista no KM210.
Com quatro bloqueios parciais, cada, seguem a lista das estradas com mais interrupções a MG-114 (KMs 36,40,41 e 42), MG-129 (KMs 80, 164, 166 e 194), MG-132 (KMs 37, 44, 44 e 61), MG-232 (KM 27, 31, 38 e 48) e MGC-418 (KMs 38, 105, 112 e 174).
Interdições parciais: 82
MGC 262 / KM286
Um dos destinos mais procurados nas férias de início de ano, a rota às cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, pela BR-356, apresenta várias quedas de barreiras entre as curvas que serpenteiam as montanhas. Várias encostas ameaçam deslizar sobre a estrada.
A via apresenta dois trechos de interdição parcial, todos em Ouro Preto. Um deles, no KM88, onde as chuvas lavaram o terreno e provocaram afundamento de pista demarcado e com estreitamento de passagem.
Na manhã de sábado (07/01), uma encosta deslizou após o trevo das rodovias BR-040 e BR-356 para as cidades históricas, perto do posto da Polícia Militar Rodoviária. As pedras e terra engoliram totalmente a pista de sentido Belo Horizonte. A Polícia Militar Rodoviária sinalizou o trecho que está em regime de pare e siga com formação de longo engarrafamento.
A rodovia MG-010 é a estrada em Minas Gerais com mais percalços para os motoristas, segundo mapeamento com informações das polícias Militar Rodoviária e Rodoviária Federal.
São cinco pontos de bloqueios parciais na Rodovia MG-010, após a Serra do Cipó. Dois deles são em Conceição do Mato Dentro, após o trevo de Morro do Pilar. No KM136 a queda de uma barreira deixou a estrada em meia pista. Dois quilômetros adiante, no KM138, parte da pista desmoronou e a via se estreita nesse ponto, com sinalização no local.
Já em Alvorada de Minas há outros dois trechos em que deslizamentos de encostas bloquearam parte da rodovia, na altura do KM195, e do KM198, próximo a Itapanhoacanga. Já no Serro, uma barreira toma meia pista no KM210.
Com quatro bloqueios parciais, cada, seguem a lista das estradas com mais interrupções a MG-114 (KMs 36,40,41 e 42), MG-129 (KMs 80, 164, 166 e 194), MG-132 (KMs 37, 44, 44 e 61), MG-232 (KM 27, 31, 38 e 48) e MGC-418 (KMs 38, 105, 112 e 174).
Interdições parciais: 82
MGC 262 / KM286
AMG 150 / KM1
MG 030 / KM20
MG 030 / KM29
MG 030 / KM34
MG 129 / KM166
MG 262 / KM47
BR 356 / KM88
AMG 3225 / KM28
LMG 625 / KM39
MG 232 / KM31
MG 232 / KM27
MG 232 / KM48
MG 232 / KM38
LMG 758 / KM68
MG 329 / KM51
MG 329 / KM50
MG 129 / KM80
MG108 / KM229
MG108 / KM236
MG111 / KM124
AMG2985 / KM8
AMG2906 / KM12
MG 443 / KM6
MG 129 / KM194
MG 132 / KM61
BR 494 / KM178
MG 132 / KM44
MG 132 / KM44
MG 132 / KM37
MG 135 / KM9
MG 452 / KM12
MG 452 / KM15
MGC 367 / KM564
MG 010 / KM210
MG 010 / KM198
MG 010 / KM195
LMG 739 / KM24
LMG 739 / KM32
MG 010 / KM138
MG 010 / KM136
LMG 601 / KM60
LMG 601 / KM58
BR 367 / KM16
BR 367 / KM86
LMG 642 / KM2
BR 367 / KM172
MG 205 / KM90
MG 114 / KM36
LMG 677 / KM7
MG 114 / KM40
MG 114 / KM41
MG 114 / KM42
MGC 367 / KM320
MGC 367 / KM329
LMG 678 / KM47
LMG 678 / KM50
MG 105 / KM192
MGC 418 / KM35
MGC 418 / KM105
MGC 418 / KM174
MGC 418 / KM112
AMG 2805 / KM1
MGC 383 / KM289
MG 158 / KM11
MG 129 / KM164
MGC 482 / KM60
MGC 120 / KM636
MG 265 / KM136
MGC 265 / KM119
MGC 265 / KM119
MG 133 / KM23
BR 354 / KM586
BR 265 / KM350
MG 170 / KM24,8
MG 117/ KM 74
MGC 259 /KM 225
MGC 259 / KM253
BR381 / KM229
BR 381 / KM342
BR 262 / KM387
BR040 / KM745
Interdições totais: 10
MGC 383 / KM4
BR 458 / KM113
LMG 820 / KM3
MGC 383 / KM5
MGC 259 / KM393
MG 133 / KM23
LMG 750 / KM7
LMG 746 / KM22
LMG 503 / KM3
BR153 / KM94
Fonte: PMMG