Jornal Estado de Minas

CHUVAS FORTES

Chuvas: bombeiros atendem oito ocorrências durante a noite na Grande BH

A chuva em Belo Horizonte e Região Metropolitana não tem dado trégua. Desde a noite dessa sexta-feira (6/1), até a manhã de hoje (7/1), o Corpo de Bombeiros atendeu oito chamados em decorrência do grande volume de água na Grande BH. As ocorrências envolveram queda de muros e deslizamentos de terras. Em nenhuma delas houve registro de pessoas feridas. 





Em Sabará, os militares receberam três chamados. Dois referentes a queda de muros de residências e um de um deslizamento de encosta. Conforme a corporação, os casos aconteceram nos bairros Esplanada, Alvorada e Novo Alvorada. Nas três ocorrências, as pessoas ficaram presas dentro de suas casas. 

Já em BH, parte da pista sentido Vitória, do Anel Rodoviário, na altura do bairro Universitário, ficou encoberta com terra, após um deslizamento. Segundo os bombeiros, alguns carros chegaram a derrapar, mas não houve registro de acidentes. Além disso, no bairro Santo André, também na capital mineira, um muro cedeu devido às constantes chuvas.

Em Ribeirão das Neves, nos bairros Menezes e Pedra Branca, os militares foram acionados para duas ocorrências, uma de queda de muro e a outra de queda de talude. Nas duas, os moradores das residências precisaram de ajuda para conseguir sair do imóvel já que as entradas foram obstruídas. O mesmo aconteceu no bairro Novo Horizonte, em Vespasiano.




Previsão 

O restante do fim de semana ainda vai ser de muita chuva na Grande BH. A previsão da Defesa Civil de Belo Horizonte é de que o acumulado chegue a até 70 mm, neste sábado (7/1), e a 50 mm, no domingo (8/1).
Devido ao grande volume de chuva, todas as nove regionais da cidade estão em alerta de forte risco geológico. Por isso, a recomendação da Defesa Civil é que as pessoas observem manifestações do solo que indiquem esses perigos como: inclinações, trincas, abaulamentos e rachaduras de terrenos e paredes. Caso algum dos sinais sejam constatados a orientação é que as pessoas saiam do local e liguem para a Defesa Civil - pelo 199 - ou para o Corpo de Bombeiros - pelo 193.