A forte chuva que caiu sobre Belo Horizonte neste sábado (7/1) causou inundação na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova. Os principais pontos acometidos foram os números 3050, no bairro Cenáculo; 3601, no Jardim Comerciários; 2417, em frente ao Supermercado Decisão; além das imediações da bacia de contenção localizada perto da Rua Doutor Álvaro Camargos. O perfil Eu Vilarinho compartilhou vídeos no Instagram.
Devido às fortes correntezas e ao aumento do nível da água, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais esteve no local para prestar socorro a possíveis pessoas presas em veículos ou outras áreas de risco.
A presença dos militares se fez necessária, pois um ônibus ficou "ilhado" na Vilarinho em meio ao temporal e assustou os passageiros. Segundo a Defesa Civil, Venda Nova teve volume de chuva de 41 milímetros por metro quadrado das 18h às 18h45.
LEIA - Chuvas: bombeiros atendem oito ocorrências durante a noite na Grande BH
Na primeira semana de janeiro de 2023, BH contabilizou 283 solicitações de atendimento referentes à chuva - a maioria nas regionais Noroeste, Norte e Leste. Trincas e infiltrações representaram 57 dos chamados, além de 34 casos de risco de desabamento de muro e 22 de deslizamentos.
Defesa Civil
A Defesa Civil de BH alerta para que a população evite locais de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a enchentes ou que tenham córregos e ribeirões próximos. Também é aconselhado não atravessar vias alagadas.
Caso sejam observados estalos no imóvel ou rachaduras nas paredes e no piso, a pessoa deve sair imediatamente e telefonar para Defesa Civil (199). Para emergências, o número a ser discado é o do Corpo de Bombeiros (193).
Quanto é 1 milímetro de chuva?
O cálculo do volume de chuva é feito em milímetros (mm) por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1 m², 1 litro de água pluvial subirá 1 mm de altura.
Conforme ressaltado, a tempestade deste sábado em Venda Nova foi equivalente a 41 milímetros de água (ou 4,1 centímetros) em um espaço de 1 metro quadrado.