Jornal Estado de Minas

CHUVAS

Moradores de Governador Valadares estão em alerta com cheia do Rio Doce

Os moradores de Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, estão em alerta desde o fim da semana passada devido ao transbordamento do Rio Doce, em decorrência das constantes chuvas que tem atingido todo o estado. A cheia do rio já chegou a 3 metros de altura, na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), invadindo partes da cidade. 





De acordo com a prefeitura da cidade, até às 20h desse domingo (8/1), o nível do rio estava 2,80 metros acima do normal. Pelas redes sociais, o prefeito André Merlo (sem partido), afirmou que o acumulado de chuva durante a noite foi menos que o esperado e a previsão é que o nível chegue a 3,6 metros até o início da noite desta segunda-feira (9/1), e em seguida estabilize e reduza.

“Vamos ficar atentos. As informações oficiais estão no 199, liguem que temos lá carro de apoio, para retirada das pessoas, dos pertences e dos animais, também é muito importante. E já temos abrigos abertos para receber e atender a nossa população que sofre sempre todo ano com as cheias”, disse Merlo. 
 
Leia: Estradas interditadas em Minas: veja a situação nesta segunda (09/01) 

Ainda segundo a administração municipal, até o início da tarde de hoje não há registro de danos humanos. As pessoas desabrigadas estão sendo acolhidas na Escola Estadual Professor Darcy Ribeiro (Rua Quintiliano Costa, 812 – São Paulo), Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Erloz (Rua Monte Azul, 125 – Maria Eugênia) e Escola Municipal Dona Lina Martelli (Avenida Washington Luís, 2941 – Santa Rita). Quem tiver interesse em ajudar, as doações poderão ser entregues nas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.