A terça-feira (10/01) terá céu encoberto e sol fraco em Belo Horizonte, com possibilidade de chuva durante o dia. Ainda que de forma gradual, a temperatura deve subir na capital mineira. A máxima esperada para hoje é de 27ºC.
A temperatura mínima registrada nesta madrugada em BH foi de 16,7°C, no Cercadinho, na Região Oeste, e a sensação térmica chegou a bater os 7ºC, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão é de rajadas de vento moderados ao longo desta terça-feira. À tarde, a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 60%.
As chuvas também devem diminuir de intensidade nos próximos dias. Nesta madrugada, apenas a região do Barreiro teve registros de chuva forte, conforme dados da Defesa Civil de Belo Horizonte.
A regional é a que mais recebeu chuvas em janeiro, chegando a 288,6 milímetros, índice que representa 87,2% da média esperada para o mês, que é de 330,9 mm. Em segundo lugar vem a Centro-Sul, concentrando 279,8 mm (84,6%) e a Leste, com 214,4mm (64,8%).
Risco geológico
- Leia também: Minas Gerais chega 18 mortes causadas pelas chuvas
Apesar da trégua nos temporais com maior intensidade, os moradores de Belo Horizonte devem continuar atentos para os riscos geológicos, que podem causar instabilidade em encostas e cheias repentinas pela saturação do solo. BH segue em alerta pela Defesa Civil até a próxima quinta-feira (12/01).
O órgão pede que a população fique atenta a trincas nas paredes, água empoçada no quintal, portas e janelas emperradas, rachaduras no solo, água minando da base do barranco, inclinação de poste ou árvores, muros e paredes estofadas e estalos.
Se observar algum destes sinais, saia imediatamente do imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Chuvas continuam em Minas Gerais
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, há previsão de muita chuva para o Sul, Oeste e Triângulo Mineiro no início desta semana.
Os moradores de Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, estão em alerta desde o fim da semana passada devido ao transbordamento do Rio Doce, em decorrência das constantes chuvas que tem atingido todo o estado.
Neste período chuvoso, que começou a ser contabilizado em 21 de setembro, já foram contabilizados 18 óbitos, 1.935 desalojados e 10.662 desabrigados. São 131 municípios em situação de emergência.