Jornal Estado de Minas

RISCO GEOLÓGICO

Deslizamento de terra atinge casa e soterra três carros no Barreiro


Um deslizamento de terra fez parte de uma casa desmoronar no bairro Vila Cemig, no Barreiro, na noite dessa segunda-feira (09/01). O desmoronamento acabou soterrando três carros. Ninguém se feriu.



Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, apesar de o imóvel ter sido atingido apenas parcialmente, a área foi isolada preventivamente por risco de novos desabamentos. Outros três imóveis foram interditados.

Nilda Maria de Souza estava sozinha em casa na hora do incidente. "Minha filha tinha saído. Foi susto. Deu um barulhinho, de repente deu aquele barulhão e já caiu tudo", relatou à reportagem do Estado de Minas. Ela precisou sair às pressas pelos fundos da casa. "A sorte é que metade da família não estava em casa", disse.

Com o risco de novos desabamentos, Lucilena de Souza, vizinha de Nilda, também teve que sair de casa. "Aqui tem cinco famílias desabrigadas. Eu vou ficar na casa da minha filha", conta ela, que mora com o neto. "Foi um susto muito grande. Tinha gente em casa, não sei o que faria", conta.



Ainda de acordo com a Defesa Civil, oito pessoas foram encaminhadas a casa de parentes. "Ajuda humanitária (8 colchões, lençóis, cobertores e 2 cestas básicas) foi oferecida aos afetados", disse por meio de nota.

Risco de deslizamentos em BH


Em decorrência das constantes chuvas na capital, o órgão renovou o alerta de risco geológico até a próxima quinta-feira (12/01).

A Defesa Civil pede que a população fique atenta a trincas nas paredes, água empoçada no quintal, portas e janelas emperradas, rachaduras no solo, água minando da base do barranco, inclinação de poste ou árvores, muros e paredes estofadas e estalos.

Mortes pelas chuvas


Nessa segunda-feira (09/01), o número de mortos pelas chuvas em Minas Gerais chegou a 20, com o desabamento de uma casa em Caldas, no Sul de Minas. Um casal de idosos, de 66 e 70 anos, morreu soterrado.

As mortes aconteceram nas cidades de Piraúba, Bom Jesus do Galho, Santa Luzia, Vespasiano, Bertópolis, Inhapim, Presidente Bernardes, Governador Valadares, Antônio Dias, Grão Mongol, Resende Costa, Caratinga e Barbacena.