Trezentas pessoas estão ilhadas em uma área rural da cidade de Sardoá, na Região Leste de Minas Gerais, após o transbordo do Córrego Santo Antônio e a queda de nove pontes. Apenas durante a madrugada de domingo (8/1) a Defesa Civil Municipal registrou 132 mm de acumulado de chuva.
O nível do córrego já ultrapassa os 3 metros. Casas e comércios foram invadidos pela água. Além disso, até esta terça-feira (10/1), cerca de 40 pessoas tiveram que sair de suas residências devido aos impactos da chuva. Móveis, aparelhos domésticos, aparelhos eletrônicos, roupas e até veículos foram danificados.
De acordo com a Prefeitura de Sardoá, o momento mais crítico do período chuvoso, até agora, aconteceu no domingo. Desde então, equipes estão acompanhando os estragos e mapeando todas as demandas. O Corpo de Bombeiros de Governador Valadares foi acionado para auxiliar em resgates e amparar moradores que estão estão ilhados.
O município tem recebido doações que podem ser entregues na Escola Municipal Professora Maria Nascente Silva. A administração está precisando de colchões, alimentos não perecíveis, água, roupas de cama e banho, produtos de higiene pessoal e calçados. O local também está sendo usado como abrigo para as famílias desabrigadas.
Alertas de chuva
E a previsão é de mais pancadas de chuva em todo o estado até a próxima semana. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 885 cidades mineiras estão em alerta de chuvas intensas e acumulado de chuva.
A previsão é que os municípios registrem precipitações de até 100 mm/dia e ventos intensos, de até 100 km/h. Por isso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de rios e queda de galhos de árvores.