O Parque da Ilha em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, foi fechado temporariamente pela Defesa Civil após ficar alagado em decorrência das chuvas dos últimos dias. O local é frequentado para atividades de lazer com crianças e também esportivas e fica ao lado do principal rio que corta a cidade, o Itapecerica.
Com a inundação, além da água, alguns trechos estão inutilizados por causa da lama. O biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, Claudemir da Cunha diz que, se o volume de chuva reduzir, a previsão é de até segunda-feira (16/1) o parque ser reaberto à população.
“As chuvas que caíram em Divinópolis nos últimos dias provocaram transbordamento do rio em alguns pontos da cidade, entre eles, o Parque da Ilha. O espaço ficou inacessível devido à quantidade de água que alagou os espaços de uso do local”, explicou.
Leia Mais
Roubo em Uberaba: mulher é arrastada por suspeitos em moto; vejaChuva da madrugada deixa distrito de Mariana ilhado após rio transbordarAdutora rompe e deixa moradores de Sete Lagoas sem água; veja vídeoVídeo: carro desgovernado em alta velocidade atinge prédio no SionChuva: Moradores de Barra Longa ficam quatro dias sem águaA secretaria aguarda a água abaixar para fazer a limpeza. “Caso não ocorra mais precipitações nos próximos dias, dentro de uma semana, os espaços que ainda estão alagados ou sujos de lama serão limpos. Assim, o parque será reaberto para a prática de esportes, lazer e socialização da população”, concluiu o biólogo.
Sala de monitoramento
Com as chuvas intensas dos últimos dias, a prefeitura de Divinópolis instalou um centro de monitoramento e atendimento à população no pátio da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop) no bairro Espírito Santo.
A estrutura foi montada, a exemplo de janeiro do ano passado, para dar suporte, principalmente aos moradores ribeirinhos. De lá, também estão sendo feitos os atendimentos telefônicos com chamados de possíveis ocorrências.
Embora o rio Itapecerica esteja a 1,5 metro acima do nível normal, a situação ainda é de monitoramento na cidade. Até o momento, não houve grandes ocorrências e nenhum morador precisou deixar os imóveis.
A previsão, entre hoje e as 10h desta quarta-feira (11/1), é de muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas. São esperados para o período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 30 e 60 mm/h de chuva.
*Amanda Quintiliano especial para o EM