Um grupo de quatro jovens, nas idades de 17 a 20 anos, que estavam desaparecidos desde a tarde de terça-feira (10/1), em Brejo do Amparo, no norte do estado, foram resgatados durante a noite, por soldados do Corpo de Bombeiros de Januária. Eles estavam numa região de mata.
Leia Mais
Bombeiros resgatam pessoas ilhadas na Zona da Mata após fortes chuvas Caminhonetes de luxo irregulares são investigadas pela Polícia Civil de BH Justiça determina prisão preventiva de casal após morte de criançaCarro cai em barranco de 15 metros e motorista é resgatado de helicópteroApós chuvas diminuírem, BH sai do risco geológicoBH tem novo alerta de chuva de até 40 mm até quinta-feira (12/1)Vídeo: Homem fica preso às ferragens após cabine de caminhão se soltarO acionamento do Corpo de Bombeiros aconteceu por volta de 20h, do mesmo dia. Segundo informações, o pedido foi feito, via celular, por um dos integrantes do grupo, CBA, de 17 anos, que contou que ele e outros três amigos saíram de Januária, para fazer uma trilha que dá acesso à Gruta dos Anjos, que fica numa região de mata, em Brejo do Amparo, distante três quilômetros do ponto de onde partiram.
O passeio teria começado num horário inapropriado, por volta de 16h. Segundo CBA, com o cair da noite, eles haviam perdido o senso de direção e estavam perdidos dentro da mata. Contou que procurou um ponto mais alto da mata, para conseguir sinal de celular.
Uma equipe de bombeiros foi enviada ao local, e começou as buscas depois de delimitar uma área específica, dando início a um rastreamento. Foi determinante, segundo o grupo de resgate, encontrar pegadas no solo, que foram seguidas.
Cerca de uma hora depois de iniciado o rastreamento, o grupo foi localizado. Os quatro jovens estavam conscientes e sem ferimentos. O grupo estava numa área de mata fechada, com terreno irregular, formado por ribanceiras e fendas rochosas. Eles foram hidratados, antes de serem retirados do local.
Alerta
O Corpo de Bombeiros faz um alerta para aqueles que pretendem fazer um passeio ao ar livre de forma segura. Em caso de trilhas, recomenda fazer um reconhecimento, com informações sobre a mesma e, principalmente, usar mapas, GPS, telefone celular com uma bateria reserva, lanternas, água, alimentos, e que sempre informe alguém da família sobre o passeio, o roteiro e o horário previsto de retorno.
Em caso de emergência, como se perder, os bombeiros recomendam manter a calma e acionar imediatamente a corporação.