Jornal Estado de Minas

CHUVAS

Mais de 100 vítimas das chuvas tiveram que deixar Patos de Minas

Mais de 100 pessoas tiveram que deixar suas casas em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, por causa da cheia do rio Paranaíba e do córrego Monjolo. O município está em estado de emergência desde o decreto da prefeitura em 8 de janeiro.




 
Nesta sexta-feira (13/1), a medição do principal rio que corta a cidade apontava o nível do Paranaíba em 10 metros e 12 centímetros. O curso d'água, em conjunto ao córrego Monjolo, já invadiu residências, principalmente no bairro Vila Rosa.
 
Segundo dados da cidade, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, 37 famílias deixaram as casas, pelo fato de os imóveis já terem sido invadidos pela água ou por causa do risco disso acontecer.
 
Dessas, 28 famílias compostas por 87 pessoas estão desalojadas. As demais nove famílias, com 22 pessoas, estão desabrigadas.


Assistência Social às vítimas


Nesta semana foi reativado o Centro de Assistência Social às Vítimas das Enchentes, em Patos de Minas. O trabalho é de levantamento de demandas, identificação de vulnerabilidades, orientação, acolhimento, encaminhamentos e outros serviços. As equipes verificarão questões relacionadas à insegurança alimentar, documentação civil, benefícios eventuais e outras demandas.

Militares e Defesa Civil seguem em alerta para atendimento de emergências e demandas envolvendo as cheias.
 
Quem teve que deixar as casas pode ser recebido em abrigos montados nas escolas Ilídio Caixeta e Santa Terezinha.
 
O Corpo de Bombeiros orienta monitoramento do avanço das águas, e, em caso de risco, as famílias devem deixar o local antes da água invadir o imóvel.
 
Há a previsão de chuvas em Patos de Minas para os próximos dias, com precipitação de mais de 20mm durante todo o fim de semana.