Jornal Estado de Minas

ZONA DA MATA

Detento morre após suspeita de ingestão de drogas em penitenciária de JF

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou nesta sexta-feira (13/1) que uma investigação está em curso para apurar a morte de um detento de 33 anos dentro de uma cela na Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Informações preliminares apontam uma possível ingestão de drogas, com provável rompimento no tubo digestivo, esclareceu o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). 




 
Em nota à reportagem, a PCMG disse que “os laudos periciais estão em elaboração e mais informações serão repassadas após a conclusão do inquérito”. A previsão é que os resultados dos exames fiquem prontos em até 30 dias, dependendo da “complexidade” das análises.
Conforme informações repassadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Saulo Ribeiro dos Santos foi encontrado desacordado dentro da cela por policiais penais na última terça-feira (10/1), por volta das 23h, após outros detentos pedirem socorro. 
 
Assim que entraram na cela, os guardas encontraram a vítima desmaiada e, em seguida, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo que os primeiros atendimentos foram realizados por uma equipe da unidade prisional. “Apesar das tentativas de reanimação cardiopulmonar (RCP), por parte da equipe da unidade prisional e do próprio Samu, o preso veio a óbito”, disse a Sejusp.
Além das diligências da PCMG, a Penitenciária José Edson Cavalieri abriu procedimento interno para apurar o caso.