O metrô de Belo Horizonte poderá operar com viagens extras nesta segunda-feira (16/1) para suprir um eventual aumento na demanda provocado pela greve dos trabalhadores dos ônibus na cidade.
Leia Mais
Depois do leilão, a expectativa: será que o metrô vai deslanchar?Metrô de BH: empresa paulista vence leilão com lance único de R$ 25,7 miMetrô de BH volta a circular nesta sexta (23/12) depois de greve de 9 diasMetrô de BH funcionará em via única em alguns trechos neste fim de semanaMetrô de BH tem lentidão e prejuízo de quase R$ 500 mil com furtos de cabosGreve de ônibus: 'Querem forçar aumento da passagem', afirma associaçãoPBH pede suspensão da greve de ônibus ao TRTGreve de ônibus em BH: estação Barreiro segue fechadaGreve de ônibus em BH: estação São Gabriel amanhece fechadaSem Sindicato e PBH, reunião sobre greve de ônibus é remarcada para segundaNo horário habitual de dias úteis, o metrô funciona das 5h15 às 23h. As bilheterias, no entanto, só abrem a partir das 5h40. Em horários de pico, o intervalo entre trens é de 7 a 10 minutos e de 15 minutos nos demais horários.
Trabalhadores dos ônibus de Belo Horizonte decidiram pela greve diante de entraves na negociação do reajuste salarial com as empresas de transporte. Uma das principais reivindicações da categoria é que o aumento nos vencimentos dos profissionais seja equivalente aos dos rodoviários da região metropolitana, de 8,2%. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), no entanto, ofereceu um acréscimo de 7,19%.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH), mesmo com a paralisação, ao menos 30% das viagens serão ofertadas regularmente na capital nesta segunda.
A categoria espera se reunir com o sindicato patronal já no início da semana para tratar sobre as negociações e, eventualmente, suspender a greve.