O mau-cheiro nas proximidades das estações Vila Oeste e Cidade Industrial tem chamado a atenção dos usuários do metrô de Belo Horizonte. Na manhã desta segunda-feira (16/1), além do odor desagradável, quem precisa do meio para se locomover pela cidade teve que enfrentar vagões lotados, devido à paralisação dos motoristas de ônibus de BH.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH), o mau cheiro acontece devido ao derramamento de soja na linha do trem de carga, que fica ao lado da linha do metrô. O transbordo é recorrente e tem incomodado os passageiros.
Leia Mais
Greve de ônibus faz metrô de BH ter aumento de 20% no número de usuáriosPBH pede suspensão da greve de ônibus ao TRTGreve de ônibus: 'Querem forçar aumento da passagem', afirma associaçãoGreve do metrô de BH: estações abertas e trens rodando normalmenteNova greve dos metroviários preocupa comerciantes na véspera do carnavalMetrô de BH: categoria aprova nova paralisação do serviço a partir de terçaMetrô de BH tem lentidão e prejuízo de quase R$ 500 mil com furtos de cabosCarro cai de ponte e motorista desaparece em UberlândiaPor meio de nota, a CBTU afirmou que, em dezembro, enviou um pedido formal à VLi, empresa que cuida do trecho do trem de carga, para que fizesse a limpeza do local. Ainda conforme a nota, a companhia do metrô de BH foi informada que já existe um “cronograma de limpeza e providências que estão acontecendo”, mas que dependem da estiagem.
“A Companhia orienta aos usuários que informaram o problema pelos diversos meios de comunicação de atendimento da Empresa a entrarem em contato com a VLi pelo telefone 0800 285 700 (Alô Ferrovias) e registrarem uma reclamação”, orienta a CBTU.
O que diz a VLI
Por meio de nota, a VLI empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica, afirmou que o derramamento de soja na linha férrea na região dos bairros Cidade Industrial e Vila Oeste, em BH, acontece devido a vandalismo e que "colabora com as investigações promobidas pelos órgãos e segurabça pública para identificação dos responsáveis".
A companhia informou, ainda, que recentemente recolheu o produto, que foi acondicionado em big bags para que seja removido dos locais. "Nesta quarta-feira (18), será feita uma inspeção no local para verificar a existência de outros pontos de carga na linha e a necessidade de nova aplicação de cal. Na quinta-feira (19), as equipes da companhia iniciarão a operação para retirada dos receptores dos locais, com previsão de término na sexta-feira (20)".
Aumento da procura
A greve dos motoristas de ônibus de BH, fez com que o metrô tivesse um aumento de 20% no número de usuários, na manhã desta segunda-feira (16/1). De acordo com a CBTU-BH, o metrô teve um acréscimo de quase 4.500 usuários, em relação à última segunda-feira (9/1). Das 5h15 às 8h30 desta segunda, o metrô transportou quase 28 mil usuários.
Greve suspensa
A greve de ônibus, no entando, foi suspensa, no início da tarde de hoje (16/1). Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH), o movimento começou ainda na madrugada desta segunda-feira.
A suspensão foi confirmada ao Estado de Minas pelo sindicato dos rodoviários e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH). As partes afirmaram que houve uma proposta de reajuste salarial próxima à praticada nos demais municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O STTRBH informou ainda que o próximo passo será a realização de uma assembleia para que a categoria avalie a proposta.