Jornal Estado de Minas

PRESSÃO

Presidiários ameaçam botar fogo em ônibus de várias cidades mineiras

Presidiários ameaçaram colocar fogo em ônibus de cada cidade mineira caso não sejam ouvidos. Na manhã desta terça-feira (17/1), criminosos atearam fogo em um ônibus em Ibirité, na Grande BH, e deixaram carta com as ameaças com o motorista do coletivo.





Na carta, os presidiários denunciam maus-tratos a detentos do presídio de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, e dizem que o “único jeito de chamar a atenção dos órgãos competentes” é ateando fogo.

 

Os suspeitos ainda afirmaram que, caso nada seja feito para mudar a situação, vão colocar fogo em um ônibus toda semana em diferentes cidades de Minas, até chegar em Formiga, onde prometem destruir a cidade.

 

 

 

A reportagem do Estado de Minas procurou a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).





 

Em nota, a Polícia Civil informou que "em relação ao ônibus incendiado em Ibirité, assim que acionada, nesta madrugada (17/1), deslocou equipe da perícia oficial ao local, onde foram realizados os trabalhos periciais e os primeiros levantamentos que irão subsidiar a investigação. A causa do incêndio segue em apuração." 

  

A Sejusp também se manifestou, por meio de nota, infomando que "tem conhecimento da ocorrência desta madrugada, quando um ônibus foi incendiado em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, e um bilhete com ameaças foi encontrado. Neste momento, é importante esclarecer que investigações serão realizadas a fim de elucidar se as ameaças realmente partiram de custodiados de alguma unidade prisional do estado."

  

O órgão disse ainda que a ocorrência será investigada criminalmente pela Polícia Civil de Minas Gerais. "O Depen-MG aguarda a finalização das apurações policiais, que poderão apontar mais detalhes sobre o fato e, de forma integrada com as demais forças de segurança, poderá contribuir por meio das suas informações de inteligência. As forças de segurança de Minas Gerais trabalham constantemente para a manutenção de um estado seguro. Ações estratégicas estão sempre em andamento, incluindo as medidas relacionadas ao sistema penal. Por questões estratégicas e de segurança, detalhes não são divulgados."

 

A Polícia Militar ainda não se pronunciou.  

 

Incêndio em ônibus

Na manhã desta terça-feira (17/1), ônibus do transporte público e um carro Fiat Toro ficaram destruídos em um incêndio no bairro Vista Alegre, em Ibirité, na Grande BH.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, dois homens abordaram o motorista do coletivo, atearam fogo no veículo e fugiram em um carro branco. 

 

Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

 

O fogo atingiu, também, a rede de energia. A Cemig foi acionada.