O prazo para a confirmação da matrícula para quem fez o cadastramento escolar 2023 se encerra nesta quarta-feira (18/1). Para finalizar o processo, é necessário comparecer à secretaria da unidade escolar a qual o estudante foi direcionado pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
Leia Mais
Prefeitura de Esmeraldas fecha escolas rurais e preocupa pais de estudantesProfessora que jogou balde de água em criança autista é afastada de escolaAdolescente que planejava massacres em escolas é apreendido em MinasEscolas em Vespasiano aderem a ensino da matemática tolerante ao erro
Em Minas Gerais, 727 municípios aderiram ao Cadastro Escolar unificado. Nos restantes, o encaminhamento contempla apenas as escolas estaduais. Os estudantes são indicados para a escola mais próxima de sua residência que possua vaga para a etapa pleiteada.
Documentação
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:
- Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2023, ficando o documento original na escola;
- Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente;
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
Vagas remanescentes
O candidato que não fez o cadastro no Sucem ou aquele não confirmar sua matrícula presencialmente, dentro do prazo estabelecido, deve aguardar o período de vagas remanescentes, que irá iniciar a partir do dia 27 de janeiro, até o dia 10 de fevereiro, para pleitear uma vaga na rede pública de ensino em 2023.