Belo Horizonte retomará, nesta sexta-feira (20/1), a aplicação de 2ª dose da Vacina contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos. As doses de CoronaVac serão distribuídas em nove centros de saúde do município.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), após orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), os imunizantes estarão disponíveis, exclusivamente, para aplicação da segunda dose, uma vez que o quantitativo recebido das vacinas não é suficiente para retomar a aplicação da primeira dose para as crianças de 3 e 4 anos, ainda não vacinadas.
Quais crianças poderão se vacinar?
Poderão se vacinar com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 somente as crianças de 3 e 4 anos completos que já foram vacinadas com a primeira dose de CoronaVac.
As crianças deverão comparecer aos centros de saúde junto aos pais ou responsáveis legais e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.
Para as crianças que serão levadas à vacinação por terceiros, será necessário apresentar o termo de autorização para vacinação devidamente preenchido e assinado. O documento pode ser baixado aqui.
Locais de Vacinação
Os centros de saúde de H que estarão aplicando a 2ª dose da Vacina contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos são:
- Barreiro
Centro de Saúde Barreiro de Cima - Pç. Modestino Sales Barbosa, 100, Bairro Flávio Marques Lisboa
- Centro-Sul
Centro de Saúde Santa Rita de Cássia - Rua Cristina, 961, Bairro São Pedro
- Leste
Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes - Avenida Petrolina, 869/871, Bairro Sagrada Família
- Nordeste
Centro de Saúde Goiânia - Rua Pomba, 677, Bairro Goiânia
- Noroeste
Centro de Saúde Carlos Prates - Rua Riachuelo, 35, Bairro Carlos Prates
- Norte
Centro de Saúde Aarão Reis - Rua Waldomiro Lobo, 177, Bairro Aarão Reis
- Oeste
Centro de Saúde Betânia - Rua Canoas, 678, Bairro Betânia
- Pampulha
Centro de Saúde Dom Orione - Av. Otacílio Negrão de Lima, 2.220, Bairro São Luiz
- Venda Nova
Centro de Saúde Paraúna - Rua João Ferreira da Silva, 248, Bairro Mantiqueira
Falta de vacinas contra a Covid-19
A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte voltou a reafirmar que há disponibilidade de pessoal e insumos para que todo o grupo seja convocado para a vacinação, mas que a quantidade de imunizantes disponíveis não permite que isso seja feito.
As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, que as encaminha aos estados que, por sua vez, repassam as doses aos municípios. Belo Horizonte vem lidando com escassez de imunizantes nos últimos meses.
De acordo com o Ministério da Saúde, o problema da falta de imunizantes para crianças é nacional e é um dos principais desafios do governo Lula, que tomou posse em 1º de janeiro.
Procurada pela reportagem do Estado de Minas, a pasta afirmou que “assinou um acordo com a farmacêutica Pfizer para a compra de mais 50 milhões de doses da vacina covid-19”.
Procurada pela reportagem do Estado de Minas, a pasta afirmou que “assinou um acordo com a farmacêutica Pfizer para a compra de mais 50 milhões de doses da vacina covid-19”.
“Com a aquisição, que complementa o contrato vigente, o número total de doses chegará a 150 milhões”, acrescentou o Ministério da Saúde.
Previsão de entrega
Perguntado sobre datas de entrega das remessas das vacinas contra a covid-19, o Ministério da Saúde afirmou que:
Para a faixa etária de 6 meses a 4 anos de idade estão previstas duas entregas em 2023: a primeira, com 16 milhões de doses, no primeiro trimestre e a segunda, com 6,68 milhões de doses, no segundo trimestre;
Para o público de 5 a 11 anos de idade também estão previstas duas entregas: a primeira, com 11 milhões de doses, até o primeiro trimestre e a segunda, com 6,57 milhões, no segundo trimestre;
Para o público adulto, está prevista uma entrega de 9,7 milhões de doses da vacina bivalente BA.4/BA.5 até junho.