Seiscentas e noventa cidades mineiras estão em alerta de perigo potencial de chuvas intensas. O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até a manhã desta sexta-feira (20/1)
A previsão é que os municípios registrem chuva de até 30 mm/h ou 50 mm/dia. Além disso, pode haver ventos intensos, de até 60 km/h.
Leia Mais
Após chuvas, cratera aumenta de tamanho e se aproxima de residênciaMinas reconhece primeiro município em estado de calamidade pelas chuvasApós chuvas, trem que liga Vitória a Minas volta a circular parcialmenteDuas cidades mineiras registram mais de 200mm de chuva nas últimas 24hMais de 11 mil toneladas de lixo foram retirados de córregos de BH em 2022'Big Dog Brasil': veja os cães que estão para adoção em Três CoraçõesHomem furta doce de leite de 10 kg, não consegue carregar e é presoCom a volta das chuvas, os termômetros devem marcar temperaturas mais amenas a partir de hoje. Anete Fernandes, meteorologista do Inmet em Minas, explica que durante o verão as temperaturas são controladas pela quantidade de nebulosidade. Assim, quanto mais limpo o céu mais quente o dia será, e vice-versa.
“A partir de quinta-feira, temos mais chances de pancadas de chuva no fim da tarde. E a partir de sexta-feira é chuva a qualquer hora”, finaliza a especialista.
Belo Horizonte
A quinta-feira (19/1) em Belo Horizonte é de céu nublado e possibilidade de chuva a qualquer momento. Na parte da tarde e noite, céu com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A umidade relativa do ar fica em torno dos 50%.
Segundo a Defesa Civil da capital, pode chover até 40 mm até sexta-feira. A previsão é que as pancadas sejam acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 40 km/h.
Recomendações durante a chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.