Jornal Estado de Minas

LIMPEZA URBANA

Mais de 11 mil toneladas de lixo foram retirados de córregos de BH em 2022

Mais de 11 mil toneladas de resíduos foram retiradas de trechos de córregos de Belo Horizonte ao longo de 2022 pela Superintendência de Limpeza Urbana. Destas, cerca de 3 mil só na região Norte da capital.

A limpeza dos cursos d'água é realizada durante todo ano pela prefeitura, no mínimo, três vezes no período. Além de capina e roça da vegetação às margens do rio, também estão inclusos descarte de lixo realizado pela população nos locais.



O serviço é importante para diminuir o assoreamento dos córregos e os riscos de enchentes durante a época mais chuvosa.

Erika Santos Resende, chefe de Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da Superintendência de Limpeza Urbana, pede que a população evite realizar descartes de lixo próximos a cursos d'água.

 

 

"O resíduo doméstico deve ser destinado para o serviço de coleta domiciliar nos dias e horários corretos. Para os recicláveis, como papel, metal, plástico isopor e vidro, sugerimos a adesão ao serviço de coleta seletiva. Já os resíduos de construção civil, poda e volumosos podem ser levados para as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV)”, orientou Erika.

 

Venda Nova foi a segunda regional com o maior número de resíduos retirados: 1.844,64 toneladas. Em seguida aparecem Oeste, com 1.461,00 toneladas; Noroeste, 1.408,03 toneladas; Leste, 1.200,20 toneladas; Barreiro, 742,19 toneladas; Pampulha, 558,30 toneladas; Centro-Sul, 472,07 toneladas; e Nordeste, 460,43 toneladas.