Decano da UNA e cinco vezes presidente do América Futebol Clube, Afonso Celso Raso completa, nesta quinta-feira (19/1), 90 anos. Com forte atuação nas áreas esportiva, jurídica e jornalística de Minas Gerais, é um dos docentes mais reconhecidos do direito belorizontino.
Nascido em Barbacena em 1933, mudou-se para Belo Hozionte ainda criança. Em 1957, aos 24 anos, se formou em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao longo de sua carreira, foi diretor-geral da ADEMG, entre 1975 e 1982, sendo responsável pela construção do ginásio do Mineirinho, anexo ao Mineirão.
Leia Mais
PBH sanciona lei que dá prioridade na matrícula de irmãos na mesma escolaRestaurante Popular da Câmara de BH será reabertoFérias: veja programação de museus e parques de BHEm 1972, junto a outros quatro sócios, adquiriu o Jornal de Minas, onde foi diretor. Posteriormente, foi presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) por três vezes.
América
Durante sua tenra idade, Afonso chegou a atuar no futebol juvenil do alviverde, além de ter sido nadador, jogador de futsal e basquete.
Em 1980, lançou o livro "Esquina dos Aflitos", em que retrata parte da história do América. Na obra, Afonso reune crônicas e histórias publicadas por ele ao longo dos anos.