Nesta sexta-feira (20), quando os católicos do mundo inteiro celebram São Sebastião, santo protetor contra a fome, a peste e a guerra, os moradores de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, têm um motivo a mais para comemorar. De acordo com a Arquidiocese de BH, a imagem do mártir da Igreja retornou ao Santuário Arquidiocesano Santo Antônio, de Roça Grande.
A peça sacra foi restaurada pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor) da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Em várias localidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, há missas e promissões em louvor a São Sebastião. A programação completa está no site da arquidiocese.
RESTAURO
Conforme a Arquidiocese de BH, a necessidade de restauro da imagem de São Sebastião foi constatada, durante visita técnica ao santuário, pela equipe do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte. Havia problemas na peça sacra, como intervenções inadequadas, rachaduras, sujidades, perdas de suporte e de policromia. Assim, ela foi remanejada para o Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFMG, onde foram realizados os procedimentos de consolidação de suporte, reintegração cromática, apresentação estética e aplicação de verniz de proteção sobre a policromia.
A Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte mantém parceria com o Cecor/UFMG, numa colaboração técnica e profissional para a restauração de bens móveis.