A Defesa Civil de Belo Horizonte informou nesta sexta-feira (20/1) que as regionais Oeste e de Venda Nova estão sob risco geológico moderado em decorrência do volume de chuvas na últimas horas. O alerta é válido até a próxima terça-feira (24/1).
Leia Mais
Carreta cai de ponte de 10 metros e motorista sobrevivePeça sacra do século XVIII retorna a santuário em SabaráPampulha recebe rajadas de vento de até 50 km/h nesta sextaLogo, a Defesa Civil orienta:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
- Coloque calha no telhado da casa;
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas d’água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje esgoto nos barrancos;
- Não faça queimadas.
Até as 17h45, a região Oeste foi a regional que registrou maior volume de chuvas, nas últimas quatro horas, com 55 mm. Na sequência, vêm as seguintes regiões: Noroeste (38,8 mm), Venda Nova (35,4 mm), Contagem (29,6 mm), Barreiro (29 mm), Norte (26,6 mm), Pampulha (25,6 mm), Centro-Sul (24,2 mm), Leste (23,6 mm) e Nordeste (22,8 mm).
Previsão do tempo na capital neste sábado
Neste sábado (21/1), além das chuvas espaçadas ao longo do dia, a previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado.
As temperaturas devem oscilar entre 17°C e 25°C. Também estão previstas muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, sendo que a umidade relativa do ar terá mínima de 70% e máxima de 100%.
Emissão de alertas à população
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Recomendações da Defesa Civil durante as chuvas
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Caso note rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.