Jornal Estado de Minas

HOMENAGEM

Quatro anos da tragédia de Brumadinho terá tributo em celebração religiosa

Em memória das 272 pessoas mortas após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, um ato de protesto acompanhado de uma missa acontecerá na próxima quarta-feira (25/1) – data na qual a tragédia completa quatro anos. A celebração religiosa ficará a cargo da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser) e acontecerá às 10h, no estacionamento central da cidade, marcando o fim de uma programação de três dias de atividades em homenagem às vítimas. 




 
Após o término da celebração, está prevista uma caminhada até o letreiro de entrada de Brumadinho. Lá, acontecerão apresentações musicais embaladas por gritos com pedidos de justiça. Haverá ainda chamada dos nomes das 272 pessoas que perderam a vida, além da soltura de balões que representam cada uma delas.
 
Antes disso, uma das atividades previstas é um seminário intitulado “4 Anos da Tragédia-Crime e os Impactos em Brumadinho e Municípios Mineradores”. O evento acontece na terça-feira (24/1), na Faculdade ASA, onde especialistas irão discutir os riscos da atividade minerária. Nesse sentido, o rompimento da Barragem em Mariana, em 2015, também será abordado durante as discussões. 

PROGRAMAÇÃO

22/1 | Pedal em homenagem às vítimas em Brumadinho
 
Horário: 7h
 
Percurso: saída de bicicleta do letreiro de Brumadinho até a igreja do Córrego do Feijão. Parada para café e retorno ao letreiro. 




 
Inscrições: (31) 98899-7282 (mediante doação de um pacote de fralda geriátrica)
 

24/1 | Seminário “4 Anos da Tragédia-Crime e os Impactos em Brumadinho e Municípios Mineradores”
 
Horário: 8h às 17h
 
Local: Faculdade ASA - Rodovia MG-040, km 49 - Brumadinho
 
Confira a programação aqui.

Carreata por Justiça | 17h
 
Percurso: saída do Cemitério Parque das Rosas, na rua Esmeraldas, passando por rua Safira, avenida Nossa Senhora do Belo Ramo e rua João Fernandes do Carmo. Parada no Cemitério Municipal. Trajeto segue pelas ruas Artur Bernades, Doutor Vitor de Freitas, Quintino Bocaiuva, Governador Valadares e Doutor Victor de Freitas. Depois segue pela Avenida Bananal, rotatória Posto Morais e finaliza pelas ruas Presidente Vargas, Coronel Alberto Cambraia e Chicona.
 

25/01 | Missa no estacionamento central
 
Horário: 10h
 
Caminhada após a celebração até o letreiro de entrada de Brumadinho