Um flagrante de descaso com a alimentação das penitenciárias, alimento que é destinado tanto aos presos quanto a agentes prisionais, foi registrado na última quarta-feira e somente revelado na manhã deste sábado (21/1), no Presídio de Bicas, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma barata foi encontrada dentro de um saco de pães.
Leia Mais
Detentos colocam fogo em colchões e roupas em presídioPresos escapam de presídio em Neves após serrarem grades da celaProfessora é flagrada levando droga para presídio de Juiz de ForaHomem é preso suspeito de levar drogas para dentro de presídio com dronePresos fogem de presídio em Minas Corrupção em presídio: MP faz novas denúncias contra envolvidos em MinasRisco geológico: apenas a Região Leste de BH não está em alertaChuva continua em BH: confira a previsão do tempo para a semana“É uma situação nojenta, é uma situação de um inseto nojento que vive no esgoto. Representantes do presídio foram à unidade de Bicas I e constataram, sim, uma barata dentro do pacote de pão, pacote esse já lacrado. A barata estava morta. Em seguida foram à fábrica e foi feita uma inspeção em seu interior. A nutricionista foi bem receptiva, informou que os pães fornecidos por essa empresa vêm de uma padaria. A Sejusp espera, segunda-feira, por uma resposta e uma explicação. Hoje, a padaria foi notificada”, diz a nota da Sejusp.
Ao verificarem outros pacotes de alimentos, os itens foram passados no aparelho de body scan, e foram identificados insetos em um dos pães. Os invólucros chegam lacrados ao presídio.
A Sejusp informa, ainda, que em casos de eventual detecção de situações pontuais e descumprimento da garantia da qualidade prevista em contrato, imediatos procedimentos administrativos são realizados, que podem resultar em multas e até perda de contrato por parte da empresa executora.
Além disso, segundo a Secretaria, por força de contrato, caso seja identificado algo que torne a alimentação imprópria para consumo, a empresa fornecedora deverá realizar a pronta substituição, sem ônus para o Estado.