E na maratona de ensaios dos blocos para a edição 2023 do carnaval de Belo Horizonte, destaque neste domingo (22/01) para os ajustes dos integrantes do Juventude Bronzeada e do EBB Bloco, formado pelos Estagiários Brass Band, que ministrou uma oficina de instrumentos de sopro. Ambos fizeram a alegria de quem passava pelo Viaduto Santa Tereza, um dos símbolos da capital, que liga os bairros de Santa Tereza e Floresta ao Centro.
Leia Mais
Defesa Civil aponta cinco tremores de terra em TiradentesMineiro pode pegar prisão perpétua nos EUA por latrocínioDuas pessoas ficam feridas em queda de elevador Risco geológico: apenas a Região Leste de BH não está em alertaBH tem alerta de chuva forte nas próximas horas, diz Defesa CivilChuva em BH: Defesa Civil bloqueia avenida na PampulhaO EBBLOCO conta com 150 integrantes e Rafael revela que os ensaios ocorrem todas as sextas-feiras, das 19h às 22h, na Floriano Peixoto. Quando chove, a turma vai para o Viaduto Santa Tereza. Aí o som fica por conta de trompetes, sax, tuba, flauta e muito mais. Além, claro, da percursão com surdo, caixa e por aí vai. Uma "sonzeira": "O bloco é uma fanfarra de sopros, formada por músico amadores e, quem quiser tocar, é só fazer contato". E o bloco conta ainda com a performance de pessoas com perna de pau e outros artistas do circo.
Já o Estagiários Brass Band é uma banda que ensaia o ano todo e ministra oficinas de instrumentos de sopro desde setembro de 2022. Os professores são Rafael e mais dois colegas. O EBBBLOCO é aberto a todos (menos na percursão), enquanto a oficina tem um custo.
Veja vídeo com o último cortejo do bloco EBBLOCO.
Com o grito de carnaval ainda preso na garganta, os ensaios se multiplicam para afinar tudo nos mínimos detalhes e, aí sim, fazer bonito quando a festa chegar. O bloco Juventude Bronzeada é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte e seus integrantes celebram a história da música baiana, principalmente as das décadas de 1980 e 1990, quando grupos como Banda Eva, Bamdamel, Olodum e Timbalada lançaram canções que consagraram hits do axé music. Eneste domingo (22/1), eles não se importaram com a chuva ou clima nublado e lideraram uma batucada afinada.
Leia também:
5 motivos para curtir o Carnaval em BH.