Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, Juiz de Fora, na Zonta da Mata mineira, receberá a visita de Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil, que é um cargo como o de um embaixador do Papa Francisco no país.
Dom Giambattista estará presente na cidade para o início das comemorações do centenário da Arquidiocese de Juiz de Fora. É a primeira vez que um membro da alta cúpula da Igreja Católica visitará a cidade.
Agenda do embaixador do Papa Francisco em Juiz de Fora:
03/02: Chegada em Juiz de Fora no período da noite, sem agenda programada;
04/02: Ida à Fazenda da Esperança, espaço para recuperação de dependentes químicos;
04/02: Celebração no Seminário Santo Antônio;
05/02: Missa Solene na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora;
Leia Mais
Igreja de BH anuncia reabertura em prédio em situação irregular André Valadão assume liderança global da Igreja Batista da Lagoinha Pastor Márcio, pai de André Valadão, deixa liderança de igreja após 50 anosIgreja suspende visitas após furto de imagem de Nossa Senhora de FátimaPreço da comida a quilo em BH sobe mais que o dobro da inflação em um anoDetran começa credenciamento de empresas para vistoria veicularBH tem chuva forte e risco geológico: veja a previsão para a semanaA missa solene será presidida pelo Núncio Apostólito e está marcada para as 15h, com a expectativa da presença de caravanas de várias cidades do entorno de Juiz de Fora e que fazem parte do arcebispado.
“Como coroamento de toda a visita do Núncio à nossa Arquidiocese, teremos uma programação toda especial na Catedral. A partir das 14h30, teremos a entrada pontifical, onde vamos acolher solenemente o Núncio Apostólico, o nosso Arcebispo e os demais Bispos, em seguida, a Santa Missa. Portanto esse dia é para nós bonito, celebrativo, litúrgico, de toda a nossa história de fé da nossa arquidiocese”, explicou o pároco da Catedral, padre João Paulo Teixeira Dias.
O que é um Núncio Apostólico?
De acordo com a Arquidiocese de Juiz de Fora, um Núncio Apostólico tem a missão de aproximar as dioceses e bispados de cada país com o Vaticano.
“A pessoa do Núncio deve promover e estimular o diálogo e relações entre a Santa Sé e as autoridades do País ao qual ele corresponde. Assim, relacionado ao diálogo com o Estado, o Núncio exerce a função de diplomata, como a maioria dos embaixadores exercem nos países onde cumprem suas funções”, explicou.
Dom Giambattista Diquattro está como Núncio Apostólico no Brasil desde agosto de 2020.