Fortes chuvas atingiram Belo Horizonte nesta terça-feira (24/1). Algumas avenidas da cidade, como a Vilarinho e a Álvaro Camargos, ambas na Região de Venda Nova, chegaram a ser interditadas, mas já foram desbloqueadas.
De acordo com informações da Defesa Civil, choveu extremamente forte (acima de 5 mm), conforme notificado às 20h05, no Barreiro. Já às 20h25, uma chuva de mesma intensidade atingiu as regiões de Venda Nova e Leste.
Nas regionais Norte, Pampulha e Centro-Sul, o volume de água oscilou entre 2,6 mm e 5 mm – o que caracteriza uma chuva tipificada como “forte”.
Ainda nesse mesmo horário, as demais regionais – Nordeste, Noroeste, Oeste e Barreiro – foram atingidas por uma chuva fraca, com volumes captados entre 0,1 mm e 1 mm. Em todos os cenários, a aferição da Defesa Civil considera apenas o período dos últimos cinco minutos.
Às 20h30, somente Venda Nova registrava chuva forte. No Barreiro, Oeste, Noroeste, Centro-Sul e Leste caía uma chuva de fraca intensidade. As regionais Pampulha e Norte saíram da categoria “forte” para a “moderada”. Já na região Nordeste caía uma forte chuva, conforme a última atualização.
Vias bloqueadas
A partir das 20h30, devido ao risco alto de transbordamento de córrego, as avenidas Vilarinho e Álvaro Camargos, ambas em Venda Nova, foram totalmente bloqueadas e liberadas após cerca de 30 minutos.
O mesmo aconteceu na região da Pampulha, às 21h, com as avenidas Sebastião de Britio e Cristiano Machado e na Estação São Gabriel, que foram liberadas após 10 minutos.