O ano de 2023 mal começou e o número de trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já chega a 3.452 no Sul de Minas. Este número representa 21% das ligações ao serviço em janeiro, quando os trotes costumam aumentar devido às férias escolares.
Leia Mais
Policial militar mata homem que o ameaçava em Central de MinasHomem é assassinado após ser chamado na janela de casaVídeo: Mulheres e bebê escapam por segundos de queda de muro no Sul de MGOs dados foram repassados nesta semana pelo Cissul Samu e são válidos até o dia 19 de janeiro. De lá pra cá foram mais 6 dias e o número deve ser ainda maior. Lembrando que o Cissul Samu atende 153 municípios do Sul de Minas, atualmente.
De novembro a dezembro de 2022, os trotes cresceram 103% na região; em novembro foram registrados 1.969 trotes, o que representa 8,92% das ligações ao Samu, enquanto em dezembro foram 4.016 trotes, ou seja, 15% das ligações.
Passar trotes aos serviços de emergência é um crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro, e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção e multa. Além disso, o trote pode prejudicar o trabalho dos atendentes e atrasar acionamentos para ocorrências reais.
E segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, este tipo de ligação é um ato infracional gravíssimo e quem comete, deve ser enviado para a vara da infância e da juventude para que sejam aplicadas as medidas sócio educativas.
Iago Almeida / Especial ao EM