A Prefeitura de BH confirmou dois patrocinadores para o carnaval de 2023. O Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e a Rede de Supermercados BH apoiarão, respectivamente, com R$1 milhão e R$250 mil. O anúncio foi feito no fim da tarde desta quarta-feira (25/1).
A Fecomércio-MG assinará a cota de Patrocínio, enquanto a rede de supermercados adquiriu a cota de Colaboração. Segundo a PBH, entre as contrapartidas estão: possibilidade de ativações de marca em locais públicos com apoio operacional da PBH; exposição de marca nas redes sociais, portal e imprensa e a exibição da marcas patrocinadoras em peças gráficas e de sinalização de palco, avenida e decoração de locais, além do direito de uso da marca do Carnaval de Belo Horizonte nas ações de comunicação.
- LEIA TAMBÉM:Blocos pedem ajuda para alugar trios elétricos
De acordo com a Belotur, para 2023 são esperados mais de 500 desfiles de blocos de rua no carnaval. O cadastramento teve 493 blocos de rua e 538 desfiles contabilizados. A entidade afirma que está atenta à necessidade dos envolvidos na festa, especialmente após hiato de três anos.
Passadas as festas de fim de ano, o interesse dos brasileiros pelo carnaval de 2023 ganhou força. Levantamento do Google para o Estado de Minas mostra que aumentou a procura por informações básicas, como a data da festa e se todos os dias são ou não feriados, mas também por fantasias. E, este ano, uma personagem da ficção se tornou a favorita e desbancou quando a busca é por fantasias de carnaval.
Antes de avançar na análise desses números que mostram o tanto que o carnaval de 2023 é aguardado, após um hiato de dois anos de festas oficiais devido à pandemia de COVID-19, é preciso esclarecer as diferenças entre as métricas usadas na pesquisa. Segundo o Google, o termo “maior crescimento” significa que a busca por aquela expressão era maior no período analisado, em relação ao período anterior. A expressão “mais buscada”, contudo, significa que o item liderou as procuras.
O levantamento da Google mostra que as buscas por carnaval mais que dobraram (130%) no país entre 1/12 de 2022 e o último domingo (15/1). No mesmo período, os termos mais buscados em relação ao carnaval foram “feriado de carnaval 2023” e “fantasia de carnaval”. Dentro deste último grupo, o destaque foi para versões femininas, infantis e de personagens como Homem-Aranha e Wandinha Addams.
Dirigida e produzida por Tim Burton, a série “Wandinha” já era uma grande aposta da rede Netflix para o último trimestre de 2022. E deu certo. A sensação causada pela personagem de Jenna Ortega conquistou fãs no mundo e no Brasil. A procura por inspirações do figurino da personagem aumentou em 990% no período de 1º de dezembro de 2022 a 15 de janeiro, na comparação com 14/10/2022 a 30/11/2022.
A personagem da série de TV só perdeu para o termo “fantasias de casal”, que teve um crescimento de interesse nas buscas de 1.250%. Em relação aos termos mais buscados dentro do grupo “fantasia”, as vestimentas de dinossauro, enfermeira, coelhinha e policial feminina dominaram.
Termos mais buscados ao lado de “fantasia” de 1/12 a 15/1 no Brasil
Antes de avançar na análise desses números que mostram o tanto que o carnaval de 2023 é aguardado, após um hiato de dois anos de festas oficiais devido à pandemia de COVID-19, é preciso esclarecer as diferenças entre as métricas usadas na pesquisa. Segundo o Google, o termo “maior crescimento” significa que a busca por aquela expressão era maior no período analisado, em relação ao período anterior. A expressão “mais buscada”, contudo, significa que o item liderou as procuras.
O levantamento da Google mostra que as buscas por carnaval mais que dobraram (130%) no país entre 1/12 de 2022 e o último domingo (15/1). No mesmo período, os termos mais buscados em relação ao carnaval foram “feriado de carnaval 2023” e “fantasia de carnaval”. Dentro deste último grupo, o destaque foi para versões femininas, infantis e de personagens como Homem-Aranha e Wandinha Addams.
Dirigida e produzida por Tim Burton, a série “Wandinha” já era uma grande aposta da rede Netflix para o último trimestre de 2022. E deu certo. A sensação causada pela personagem de Jenna Ortega conquistou fãs no mundo e no Brasil. A procura por inspirações do figurino da personagem aumentou em 990% no período de 1º de dezembro de 2022 a 15 de janeiro, na comparação com 14/10/2022 a 30/11/2022.
A personagem da série de TV só perdeu para o termo “fantasias de casal”, que teve um crescimento de interesse nas buscas de 1.250%. Em relação aos termos mais buscados dentro do grupo “fantasia”, as vestimentas de dinossauro, enfermeira, coelhinha e policial feminina dominaram.
Termos mais buscados ao lado de “fantasia” de 1/12 a 15/1 no Brasil
- fantasia feminina
- fantasia infantil
- fantasia homem aranha
- fantasia halloween
- fantasia vandinha
- fantasia masculina
- fantasia papai noel
- fantasia mulher maravilha
- fantasia de dinossauro
- fantasia grinch
Sensações em outros carnavais, como a fantasia de sereia e de girassol, voltaram a despontar como algumas das apostas para o carnaval 2023, com aumento de 300% e 160% nas buscas, respectivamente. Pirata, anjo e fada, clássicas na festa, também tendem a aparecer nos bloquinhos espalhados pelo Brasil.
Termos mais buscados ao lado de “fantasia de…” no Brasil
- fantasia de dinossauro
- fantasia de casal
- fantasia de enfermeira
- fantasia de coelhinha
- fantasia de policial feminina
- fantasia de bruxa
- fantasia de pirata
- fantasia de anjo
- fantasia de fada
- fantasia de sereia
Favoritos incluem quem pretende 'fugir da festa'
Dos 20 termos mais procurados associados ao carnaval, cinco deles são sobre acessórios carnavalescos, como plaquinhas e tiaras, o que mostra o interesse dos brasileiros por itens práticos e baratos para curtir a festa. Músicas e marchinhas de carnaval também foram pesquisadas, além de camisas de bloco e abadás. Destoando dos empolgados pelo carnaval, a busca por retiros durante a semana também aparece no levantamento do Google.Além da procura por inspirações de adereços carnavalescos, quem procurou o tema no Google também queria saber algumas informações específicas, como a data da festa, se é feriado e sobre os carnavais de Salvador e do Rio de Janeiro.
Quando começa o carnaval 2023?
Os quatro dias tradicionais de carnaval no Brasil este ano começam na sexta-feira (17/2) e vão até terça-feira (21/2), sem contar a quarta-feira de Cinzas (22/2), que em algumas cidades tem ao menos metade do dia incluído como feriado. Bloquinhos, no entanto, já começaram os pré-carnavais e ensaios abertos ao público e alguns geralmente ultrapassam esse período.
Carnaval é feriado?
Não, de acordo com a Lei 9.093/1995, que trata dos feriados oficiais, são reconhecidos como feriados aqueles declarados em leis estaduais ou federal. Em todo o Brasil, somente o estado do Rio de Janeiro considera o período de carnaval um feriado, e nem todo município ou estado considera a data como feriado. Em outros lugares o carnaval é um ponto facultativo.O CarnaUai
Neste carnaval histórico, o primeiro após dois anos de suspensão devido à pandemia de COVID-19, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte.