Jornal Estado de Minas

Operação Terpsícora

Suspeitos que exibiam armas, drogas e dinheiro na internet são presos em MG

A Polícia Civil realizou uma operação na manhã desta quarta-feira (25/1), em Caldas, no Sul de Minas, onde cumpriu oito mandados de busca e apreensão e de prisão. Ao todo, cinco pessoas entre 25 e 40 anos foram presas e autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico de drogas e posse de arma de fogo de uso restrito.
 
Foram apreendidos, durante a operação, celulares, entorpecentes, uma balança de precisão, instrumentos utilizados para o embalo da droga, anotações típicas de tráfico, arma de fogo e munições, além de grande quantidade de joias.





De acordo com os policiais, há indícios de que parte das joias encontradas teriam relação com roubo a uma agência bancária do Sul de Minas, ocorrido em junho de 2022, em Itajubá. Na época, a cidade se viu em meio a uma cena de guerra com bandidos armados até com fuzis durante o roubo à agência da Caixa.
 
LEIA: Perícia avalia como 'em bom estado' a ambulância onde grávida morreu 
 
A operação recebeu o nome de Terpsícora, em alusão à deusa Grega Terpsícora,uma das nove musas da mitologia grega que, filha de Zeus e Mnemósine, era considerada a musa da dança. Isso porque as investigações apontaram que parte dos suspeitos postava vídeos nas redes sociais dançando, enquanto exibiam armas de fogo, entorpecentes e dinheiro.
 
Por fim, a operação contou com o apoio da CORE – Coordenadoria de Recursos Especiais e do Canil da PCMG. No total foram empenhados cerca de 50 policiais civis e 15 viaturas policiais. Os investigados foram encaminhados ao sistema prisional, onde se encontram à disposição da Justiça.
 
Iago Almeida / Especial ao EM