(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL

UFOP vê risco e recusa praça da universidade para blocos de carnaval

Blocos de carnaval não poderão acontecer na Praça do Centro de Convenções da universidade devido ao risco de desabamento do Morro da Forca


25/01/2023 20:42 - atualizado 25/01/2023 21:01

Ouro Preto
Vista do Mirante da UFOP, na qual dá para perceber o Morro da Forca com deslizamento aparente (foto: Emanuel Reis/EM/D.A Press)
Em decorrência das fortes chuvas que atingiram Ouro Preto e afetaram o Morro da Forca e outros pontos da cidade, o Conselho Universitário (Cuni) decidiu, nesta quarta-feira (25/1), não ceder a Praça do Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para qualquer atividade do carnaval deste ano.
 
Caso os eventos fossem permitidos, a Defesa Civil indicaria a responsabilidade do que viesse a ocorrer a cargo da UFOP. Assim, em reunião com pesquisadores e a reitora, Cláudia Marliére, optou-se por seguir as recomendações de segurança do órgão.
 
 
Outros locais estão interditados por tempo indeterminado pela Defesa Civil: o Prédio da Procuradoria Jurídica e o Salão Mariana do Centro de Convenções. Apesar de a prefeitura liberar eventos menores com a possibilidade de evacuação nestes ambientes, ela assegura que novas obras não serão feitas a tempo do carnaval deste ano.
 
Outro ponto que pode agravar os deslizamentos de terra é o som dos shows que acontecem durante os blocos, somados ao fluxo alto de foliões. Portanto, o Cuni resolveu não liberar nenhum dos espaços do Centro de Convenções para qualquer atividade carnavalesca.

Blocos

A reportagem procurou os organizadores dos eventos para saber se há outra opção de local para a realização dos shows, que seja seguro para os participantes e também para a cidade. Contudo, optaram por não ceder entrevista diante do cenário de incertezas e replanejamento.

Tradicionalmente, do sábado até a terça-feira de carnaval, a Praça do Centro de Convenções era palco dos blocos Caixão, Cabrobró, Praia e Chapado, nesta ordem. Para 2023, atrações de peso como Ludmilla, Luísa Sonza e Dennis são aguardados pelos milhares de foliões que vêm de cidades do Brasil e do mundo para curtir a festa na cidade histórica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)