A população de Salinas, conhecida como a “capital da cachaça”, no Norte de Minas, ficou sem água potável, nesta quinta-feira (26/01). Um temporal atingiu a cidade na madrugada e danificou o sistema de abastecimento de água do município, além de provocar uma série de outros transtornos.
De acordo com o coordenador da Defesa Municipal de Salinas, Richarley Viana Dias, num intervalo de sete horas, entre a meia noite de quarta-feira e a manhã desta quinta, foram registrados 82 milímetros de chuva na cidade.
Leia Mais
Vídeo agonizante flagra resgate de família em meio a enchente em SalinasChuvas intensas: 302 cidades mineiras estão sob alerta do Inmet Inmet alerta para chuvas de até 100mm em 67 cidades de Minas GeraisCorpo de paraense que se afogou no Rio Doce é encontradoNo momento mais crítico do temporal, por volta das 4h40, o Corpo de Bombeiros foi acionado para o atendimento de ocorrências de inundações em diversos bairros.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 15 ocorrências, envolvendo o “salvamento de pessoa de ilhada” “pessoa com dificuldade de locomoção em local ilhado” e “riscos de desabamento/desmoronamento”. Os bombeiros e a Defesa Civil fazem vistorias e monitoram os locais de riscos.
Richarley Viana Dias explicou que, devido às fortes chuvas, o Córrego Betel, que atravessa a cidade, transbordou e provocou inundações nos bairros Betel, Vista Alegre, Nova Esperança, Cândido Vilage e Nova Esperança.
Segundo o Corpo de Bombeiros, nove pessoas ficaram desabrigadas e foram levadas para as casas de parentes. Por sua vez, a Defesa Civil Municipal informou que seis pessoas ficaram desalojadas.
O temporal arrancou o calçamento e o asfalto em várias ruas da cidade, que tiveram que ser totalmente interditadas. Outras vias foram interditadas parcialmente.